News details

Read the full story here

Ato contra golpe separatista na Bolívia, em São Paulo

A elite racista e separatista boliviana, apoiada pelos Estados Unidos, inconformada de ser derrotada nas urnas pela maioria da população do país, na última semana endureceu suas ações com o objetivo de derrubar o presidente Evo Morales.

Velório de alguns dos estudantes, filhos de camponeses, massacrados na emboscada preparada pela elite boliviana (Foto: ABI.Bo. 15/09/08)

Velório de estudantes assassinados pela elite (Foto: ABI.Bo. 15/09/08)

Seus integrantes – famílias capitalistas brancas, com origem européia -, e seus capangas, fizeram emboscadas nas quais assassinaram estudantes, indígenas e trabalhadores, armaram bloqueio para provocar escassez de alimentos e energia, espancaram populares e fizeram de tudo para paralisar a produção e exportação de gás. O objetivo era separar a Bolívia em dois países (a região mais rica para eles) ou de derrubar Morales e retomar pela força o governo que nas urnas, e democraticamente, perderam para a população.

Até agora, os números oficiais contam 15 mortos, 35 feridos e 106 desaparecidos na emboscada.

 	Ilustração sobre a UJC União Juvenil Cruzeña, grupo formado por filhos da burquesia boliviana e autor de violência contra trabalhadores, indígenas e excluídos no país


Ilustração
sobre a UJC União Juvenil Cruzeña

Os filhos desta elite participam da chamada UJC (União Juvenil Cruceñista – do departamento de Santa Cruz), uma força paramilitar e fascista que vem praticando a maioria dos atos violentos.

EUA incentivam

Mais uma vez os Estados Unidos colocaram em campo sua prática imperialista e passaram a interferir diretamente nas questões internas da Bolívia, incentivando o golpe com apoio político que, depois, sem dúvidas, se transformaria em armas e dinheiro. Seu embaixador foi flagrado em reuniões com a elite golpista e racistas e, em conseqüência, expulso pelo presidente Evo Morales.

Velório de vítimas dos assassinatos promovidos pela elite golpista boliviana contra trabalhadores e indígenas (Foto: ABI.Bo. - 15/09/08)

Velório de vítimas dos assassinatos (Foto: ABI.Bo. – 15/09/08)

62,2% discriminados

Morales é o primeiro indígena a governar a Bolívia, foi eleito com 54% dos votos e tomou posse em janeiro de 2006.  De acordo com o censo de 2001, 62,2% da população boliviana é formada pelas etnias aimarás, quéchuas e guaranis. Em seu discurso de posse, Evo Morales disse que “Temos sido historicamente marginalizados, humilhados, odiados, desprezados, condenados à extinção. Essa é a nossa história. Esses povos jamais foram reconhecidos como seres humanos. Mas somos os donos absolutos desta nobre terra e de seus recursos naturais”.

Do discurso à prática

Nesses dois anos de governo Evo Morales enfrenta todos os problemas de governar um país pobre, com uma absurda e impagável dívida externa, extremamente injusto socialmente, e poucos recursos naturais além do gás. Com uma nova constituição, ele tenta realizar a reforma agrária, usar recursos da exportação de gás para programas sociais e garantir terras e outros direitos sociais para, como prometeu, “refundar o país para mudar a nossa história”. E contra isso a elite branca, capitalista, exploradora, racista e apoiada pelo imperialismo norte-americano reagiu com assassinatos, tentativas de dividir o país e de derrubar o presidente Evo Morales.

Enterro de vítimas do massacre, no departamento (estado) de Pando, na Bolívia (Foto: ABI.Bo - 15/09/08)

Enterro de vítimas do massacre (Foto: ABI.Bo – 15/09/08)

Ato em São Paulo

Participe do ato em solidariedade ao povo boliviano e ao presidente Evo Morales. Dia 18 de setembro, com início às 17 horas, em frente ao Consulado Boliviano em São Paulo, na avenida Paulista nº. 1.439.

Acompanhe tudo

Saiba tudo o que ocorre na Bolívia, com recuperação da história, fatos atuais e análises. Visite a página na internet do Jornal Brasil de Fato: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia

Direto da Bolívia

Acompanhe diretamente da Bolívia por meio da Agência Boliviana de Información (ABI): Fotos em: http://abi.bo/index.php?i=fotografias – Página inicial em: http://abi.bo/index.php  

Vídeo da emboscada

Veja um vídeo amador da emboscada que a elite capitalista, exploradora e racista da Bolívia prepararam para estudantes, trabalhadores e indígenas.

Eles estão ao pé da página http://www.aporrea.org/internacionales/n120782.html

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco