Dra Fernanda Giannasi
A Dra. Fernanda Giannasi, auditora-fiscal do Ministério do Trabalho e reconhecida no mundo todo como a “engenheira da saúde dos trabalhadores brasileiros”, está ameaçada de morte por enfrentar grandes interesses econômicos e políticos em sua constante e incansável luta em defesa da saúde da classe trabalhadora. Sua determinação pelo banimento do cancerígeno amianto, que adoeceu, mutilo e matou muitos trabalhadores ganhou repercussão e reconhecimento mundial, inclusive premiações.
Dra. Fernanda por várias vezes esteve no Sindicato Químicos Unificados, entrando com a coragem de sempre em nossa luta contra a criminosa contaminação ambiental e humana provocada pela Shell.
Por sua ação sempre firme e contundente contra os empresários que acumulam lucros a partir do sangue e da vida dos trabalhadores, Fernanda sofreu vários processos judiciais e boicotes no próprio Ministério do Trabalho, onde é funcionária concursada há 20 anos ocupando função na Divisão Regional do Trabalho em São Paulo. Como processos e boicotes não foram suficientes para dobrar Fernanda, agora ela está sendo ameaçada de morte.
Veja:
A carta, na íntegra, que a Dra. Fernanda Giannasi encaminhou para o Ministro do Trabalho e Emprego Ricardo Berzoini, denunciando as ameaças de morte que vem sofrendo e pedindo garantia de vida.
A história de lutas da Dra. Fernanda Giannasi, publicada no Jornal da Rede Feminista de Saúde (http://www.redesaude.org.br/index.html) , de autoria da jornalista Voleta Rocha.
“A maldição do amianto” uma reportagem da revista Época.
Saiba tudo sobre o cancerígeno amianto e sobre a luta para o seu banimento travada pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto – ABREA, no endereço http://www.abrea.com.br
Texto de autoria da Dra. Fernanda Giannasi – “Os novos movimentos sociais brasileiros: Globalização que vem de baixo ou contra-poderes.”
Não fique omisso da luta em defesa da companheira Fernanda Gianassi. A batalha dela é a batalha de toda classe trabalhadora. É a luta contra a barbárie capitalista que, para acumular lucros, mata trabalhadores. Encaminhe mensagens de solidariedade à Fernanda, de protestos e de pedidos de ação concreto do governo federal para nosso endereço quimicosunificados@terra.com.br, que as faremos chegar à Fernanda e às autoridades responsáveis.