News details

Read the full story here

Cine-Unificados apresenta: A Classe Operária Vai ao Paraíso

A Regional de Vinhedo do Sindicato Químicos Unificados apresentará em seu auditório o filme A Classe Política Vai ao Paraíso, um clássico do cinema político italiano que dominou as décadas de 1960 e 70. A direção é de Elio Petri e a música de autoria de Ennio Morricone.

Debate

A atividade será realizada no dia 30 de julho (quinta-feira), com início às 19h, na Regional Vinhedo do Unificados, localizada na rua José Matheus Sobrinho, 494, centro, fone (19) 3886.6264 e (19) 3876.2915. Após o filme haverá um debate sobre o tema.

A entrada é franca e aberta ao público em geral.

A história

Adorado por seus superiores por ser um trabalhador extremamente dedicado, e pelo mesmo motivo odiado por seus colegas de trabalho, Lulu vive entregue aos sonhos de consumo da classe média, alienado em meio aos movimentos de protesto de sua classe. Um verdadeiro “operário padrão” italiano. Até que um acontecimento põe em xeque suas opiniões.

Lulu é metalúrgico e perde um dedo em acidente de trabalho. Por essa razão, ele é envolvido em movimento de protesto e assim descobre a vida sindical. E Lulu se divide entre as tentações da sociedade de consumo e as convocações da esquerda tradicional, num claro exemplo do impasse e insegurança ideológica de muitos trabalhadores.

Prêmios

A Classe Política Vai ao Paraíso ganhou em 1972 o prêmio David di Donatello de melhor filme, além da Palma de Ouro no Festival de Cannes também em1972.

O filme é uma obra-prima de Elio Petri, que também fez o conhecido Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita.

A brilhante trilha sonora é de Ennio Morricone, que também produziu as bandas musicais de Por um Punhado de Dólares (1964), Por Uns dólares a Mais (1965), (1966), Três Homens em ConflitoEra Uma Vez no Oeste (1968), Era Uma Vez na América (1984), A Missão (1986), Os Intocáveis (1987), Cinema Paradiso (1988), Lolita (1997), Malèna (2000) e Missão a Marte (2000).

Ficha técnica

Diretor: Elio Petri; roteiro Elio Petri e Ugo Pirro; fotografia: Luigi Kuveiller; montagem: Ruggero Mastroianni; música: Ennio Morricone; elenco: Gian Maria Volontè, Mariangela Melato, Mietta Albertini, Salvo Randone e Gino Pernice, entre outros. Produtor: Ugo Tucci; produtora: Euro International Film (EIA); duração: 125 minutos; colorido, 35 mm.

Traga um(a) companheiro(a)

A Classe Político Vai ao Paraíso é um filme que pode ser chamado de “perturbador”. Ele coloca para pensar e para refletir, principalmente por ser extremamente atual em relação à classe trabalhadora e suas lutas, suas dificuldades, suas relações entre si, com o sindicato e com os patrões.

Compareça. Convide e traga companheiros (as) de fábrica, de bairro e familiares.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco