A exibição de filmes de qualidade, sempre seguida de debates, é a programação que a Regional de Vinhedo do Sindicato Químicos Unificados e o grupo Novo Sapiens – Coletivo em Construção passam a oferecer a partir do próximo sábado (08 de maio) à trabalhadora e ao trabalhador da categoria química, sindicalizado (a) ou não.
As apresentações terão início sempre às 16 horas e é também aberta a todos os interessados em assistir a ótimos filmes e, depois, bater um papo sobre o tema abordado.
Você também pode contribuir com propostas de filmes para exibição. Para isso, e para mais informações sobre a atividade, telefonar a Regional Vinhedo no (19) 3886.6264 ou enviar e-mail para quimicosunificados@quimicosunificados.com.br
O projeto é denominado Cineclube Kinonedelia (que em russo significa “cinema-semana”), e seu blog é http://kinonedelia.blogspot.com/ .
Programação de maio
Duração: 96 minutos – França/Estados Unidos
Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.
Veja trailer em http://www.youtube.com/watch?v=1yXyXvHbREk
Dia 15 – Surplus – Documentário
Duração: 51 minutos – Suécia
Filme documentário sueco de 2003 que explora com a linguagem do vídeo-clip e do rewrite de imagens e sons os paradoxos da sociedade do consumo. Com foco em John Zerzan em situações e fatos que marcam o mundo neste aspecto.
Dia 22 – Eles Não Usam Black tie – Drama
Duração: 120 minutos – Brasil
Um movimento grevista se inicia numa empresa. Um operário está preocupado com sua namorada, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.
Dia 29 – Norma Rae – Drama
Duração: 120 minutos – Estados Unidos
Em 1978, em Hinleyville, uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, a maioria da população é empregada em uma indústria têxtil, cujas condições de trabalho são péssimas. Lá também trabalha Norma Rae, uma mãe solteira que vive com os pais, que também são operários da fábrica. De repente, chega de Nova Iorque o sindicalista Reuben Warshowsky, que procura um lugar para morar. Norma Rae e Vernon acabam amigos e ele passa a influenciá-la para que se engaje na luta sindical. Paralelamente, Norma Rae se casa com Sonny Webster, que entende sua luta pela criação do sindicato, mas fica inseguro, pois ela passa muito tempo com Reuben.