Após a exibição haverá um debate sobre as lutas dos negros
O documentário conta a história de João Candido, líder da Revolta da Chibata, em 1919. Nesta revolta, muitos marinheiros morreram lutando contra as más condições de trabalho e contra o tratamento que sofriam por parte da Marinha de Guerra Brasileira. “Um herói nacional que não está nós livros”. É esse herói que os depoimentos de Moacir Lopes (escritor), Edson Santos (deputado), Elizabeth Viana (Funart), Álvaro do Nascimento (escritor e professor), Dona Zelândia (filha de João Candido) e Adalberto Candido (filho), entre outros, tentam nos mostrar através dos seus testemunhos.
O vídeo abrange desde a preparação da Revolta, que durou dois anos, até o destino de cada um que sobreviveu à luta. João Candido teve um destino diferente dos outros sobreviventes por ter sido o ícone da revolta. Foi preso e torturado durante anos, mas sua resistência garantiu que vivesse, ainda que precariamente, até os 89 anos. Um dos seus maiores ensinamentos foi: lutar contra qualquer tipo de injustiça que possa haver, sobre a pessoa ou sobre um dos seus. O importante é a união.
O filme é um resgate histórico de um grande personagem brasileiro e a sua luta, do ponto de vista dos trabalhadores.
Ficha técnica
Realização: Nós do Cinema
Duração: 20 minutos
Contatos:
Tel.: (21) 2226.0668
E-mail: producao@nosdocinema.org.br
Página: www.nosdocinema.org.br
Ingresso livre a todos interessados
O ingresso é aberto a todos os interessados. A Regional de Vinhedo do Sindicato Químicos Unificados fica na rua José Matheus Sobrinho, nº 494, centro da cidade. Mais informações pelos telefones (19) 3886.6264 e (19) 3876.2915.