Dia 27 de abril- Início às 18h30m
Nas regionais de:
Campinas
(Av. Barão de Itapura, 2022, Guanabara)
Osasco
(Praça Joaquim dos Santos Ribeiro, n.º 265,
km 18)
Vamos debater e decidir sobre a proposta patronal para nossa convenção coletiva, que terá vigência de 01 de abril de 2007 a 31 de março de 2008:
ÍNDICES ECÔNOMICOS
– 2,41% de reposição da inflação do período de 01 de novembro de 2006 a 30 de março de 2007. O aumento real deverá ser conquistado na luta por empresa.
– R$ 690,00 de piso salarial.
– R$ 800,00 de PLR mínima.
CLÁUSULAS SOCIAIS
Estes são os avanços nas cláusulas sociais da convenção coletiva:
1) Não descontar o vale-transporte dos trabalhadores demitidos, o que muitas empresas o fazem.
2) Auxílio de até 50% do piso salarial para cuidados com filhos com necessidades especiais (excepcional). Por exemplo, com pessoa para cuidar, transporte, etc.
3) As férias deverão começar sempre a partir do primeiro dia útil (segunda-feira, por exemplo), para não prejudicar o trabalhador.
4) O trabalhador afastado por auxílio-doença terá, no seu retorno ao serviço, garantia de emprego ou salário por igual período ao do afastamento no limite de 50 dias.
5) Os trabalhadores que se aposentarem e permanecerem na ativa na mesma empresa, fica garantido o pgamento da multa de 40% sobre o FGTS, desde o início do contrato de trabalho até o seu desligamento definitivo da empresa, não sendo a aposentadoria causa de rescisão contratual. Observação: Com esta cláusula acrescentada, fica claro que a multa de 40% deve se aplicar a todo período trabalhado, antes ou depois da aposentadoria. Antes desta cláusula, algumas empresas reduziam o valor da multa pois a aplicavam somente sobre um período. E o trabalhador tinha que entrar na justiça para reivindicar seu direito.
fevereiro/2007
ESTA LUTA É DE TODOS
Assembléia inicial da Campanha Salarial 2007 do Setor Farmacêutico
Dia 02 de março – Início às 18 horas
Nas regionais de:
Campinas
(Av. Barão de Itapura, 2022, Guanabara)
Osasco
(Praça Joaquim dos Santos Ribeiro, n.º 265,
km 18)
Participe da assembléia, venha fazer sua proposta, dar sua opinião e participar da decisão. Convide e traga mais companheiros (as)!
Mudança da data base para o primeiro semestre exige nossa organização imediata
Vamos entrar forte na campanha salarial para garantir direitos. E avançar em novas conquistas. Crie clima dentro da fábrica!
Está dada a largada na campanha salarial 2007 do Setor Farmacêutico. Os Químicos Unificados já começaram a discutir junto com os demais sindicatos do ramo químico os itens econômicos e sociais que irão constar de nossa pauta de reivindicações. Ela será entregue aos patrões assim que os trabalhadores a aprovarem na assembléia.
Setor farmacêutico tem crescimento de 6,21%
O Setor Farmacêutico cresceu 6,21% nos últimos 12 meses, conforme dados do departamento de economia da própria Federação Brasileira do Setor Farmacêutico (Febrafarma).
Para não atender às nossas reivindicações de aumentos salariais e melhores condições de trabalho, historicamente os patrões sempre alegaram que a maior parte da matéria prima é importada. Portanto, seria “muito cara” por ser paga em dólares. Mas como atualmente o dólar sofre constante desvalorização frente ao real, essa justificativa não cabe mais.
Participe ativamente. Defenda seus direitos!
O importante agora é nossa mobilização. Participe e chame os colegas a estarem presentes nas atividades na porta da fábrica e das assembléias no sindicato. Está em nossas mãos fazer uma grande campanha salarial 2007 para garantirmos direitos e avançarmos em novas novas conquistas.
E nossa primeira tarefa é participar ativamente da assembléia inicial que será realizada no dia 02 de março (sexta-feira), com início às 18 horas, nas regionais de Campinas e Osasco.