News details

Read the full story here

Explosões e incêndio na Adere Fitas, em Sumaré

 

O barracão de fitas adesivas atingido na Adere Fitas Auto Adesivas, localizada em Sumaré.

 

Três explosões seguidas de incêndio ocorreram na Adere Fitas Auto Adesivas, em Sumaré, na manhã de hoje (19/05/05). Apesar da proporção do acidente, segundo informações iniciais somente um trabalhador recebeu ferimentos leves ao tentar fugir do local para se proteger. Diversos acidentes com explosões e incêndio já foram registrados na Adere, sendo o último em setembro de 2002.

 

O acidente de hoje foi em um barracão de aproximadamente 400m² do setor de adesivos. Com as explosões, o teto ruiu parcialmente e as chamas que se seguiram atingiram cerca de 40 metros de altura e foram contidas pelo Corpo de Bombeiros de Sumaré. Não foi permitida a entrada de jornalistas, do sindicato, e os aproximadamente 170 trabalhadores foram dispensados.

 

Segundo Luis Gustavo Dias, diretor comercial da Adere, a explosão inicial foi em um anel de ruptura, tipo válvula de pressão, no tanque de adesivo na forma líquida, que posteriormente usado na produção de fitas auto-adesivas. Ele diz que os danos materiais foram significativos e que a estrutura do barracão terá que ser totalmente periciada.

 

Testemunhos de funcionários garantem que o alarme de incêndio não funcionou. Eles dizem que há uma brigada de incêndio, mas que nunca ocorreu treinamento para situações de risco e que não há ponto de encontro demarcado para essas situações. De início, alguns trabalhadores tentaram dominar as chamas com extintores manuais, impotentes para a situação.

 

O sindicato está na portaria da empresa e exige participar das investigações sobre o acidente. A Adere Fitas Auto Adesivas está localizada no bairro Santo Antonio, em Sumaré, em uma planta inaugurada no início do mês de abril último.

 

No dia 3 de setembro de 2003, na planta da Adere então situada em Campinas, quatro trabalhadores se feriram com gravidade após explosões e incêndio em um tanque contendo aproximadamente 5 mil litros de compostos solventes e borracha. A área, com cerca de 300m² foi totalmente destruída nesse acidente. Em fiscalização a pedido do sindicato realizada pelos ministérios Público e do Trabalho e pela Vigilância Sanitária de Campinas, no dia 9 de setembro, diversas máquinas foram interditadas por apresentarem riscos aos trabalhadores.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco