News details

Read the full story here

Fórum de Debates

DITADURA

 

 

Dias 15 e 22 de maio – às 19 horas

 

Na Regional de Vinhedo do Sindicato Químicos Unificados – Rua Ricardo Braghetto, 36, Centro – Vinhedo – SP

 

Para nunca mais esquecer!

 

O Sindicato dos Químicos Unificados, Regional de Vinhedo, e a juventude militante socialista da cidade estão organizando dois debates sobre os 40 anos do golpe militar no Brasil, completados no último dia 31 de março. Ambos serão precedidos da exibição de filmes que abordam esse período no qual, os militares, aliados aos setores conservadores da sociedade civil que os financiavam e deles se beneficiavam, instalaram um dos períodos mais sangrentos e covardes da história do país.

 

O primeiro debate visa desmascarar a grande farsa que é o filme “O que é isso, companheiro?” e analisar os conflitos que ocorreram durante a ditadura. O segundo pretende mostrar a composição de classes que apoiou o golpe e também desmistificar o fato de que agora “todos eram contra a ditadura”, além de fazer um resgate histórico sobre os motivos que o desencadearam.

 

Em comum entre esses dois debates há o fato de que a história – ainda tão recente – é falseada e mistificada para atender aos interesses dos setores dominantes que, a bem da verdade, continuam os mesmo. Por isso, é muito importante nunca esquecer.

 

A programação, que é aberta a todos os interessados, buscará também demonstrar o quanto perversa foi a ditadura e exaltar a importância da democracia.

 

A programação do Fórum de Debates

 

Dia 15 de maio (sábado) Início às 19 horas

 

* Exibição do filme “O que é isso, companheiro?”, seguido de exposição e debates

 

 

Expositores

 

Manoel Cyrillo de Oliveira Netto, foi um dos idealizadores e executores da mais ousada e bem sucedida ação contra a ditadura: o seqüestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick. Preso pela ditadura em 1969, em São Paulo, passou sucessivamente por interrogatórios na Oban – Operação Bandeirantes e no Dops – Departamento de Ordem Política e Social. Aguardou julgamento e cumpriu pena no Presídio Tiradentes (Carandiru) e no Presídio Barro Branco, ambos em São Paulo. Militante da ALN – Ação de Libertação Nacional, Mané Cyrilio era químico industrial quando foi preso. Libertado depois da anistia de 1979, hoje ele é publicitário no Rio de Janeiro.

 

Renato Tapajós, além de escritor reconhecido, autor de obras como A Infância Acabou e Em câmara Lenta, dedica-se ao cinema. Entre seus filmes premiados estão: Em Nome da Segurança Nacional, eleito o melhor filme no Festival Internacional de Documentários de Oberhausen, Alemanha, e que também recebeu o Prêmio Coral de melhor documentário no 7 Festival de Cinema de Havana, Cuba; o Vila da Barca, melhor documentário do Festival Internacional de Leipzig, na Alemanha; e Nada Será Como Antes, Nada? Considerado o melhor filme na XIV Jornada de Cinema da Bahia. Tapajós lutou contra a repressão e a ditadura militar e, por isso, ficou preso durante anos. Atualmente ele trabalha na produtora Tapiri Vídeo.

 

Dia 22 de maio (sábado) Início às 19 horas

 

Exibição do filme Jango, seguido de exposição e debates

 

 

Expositor

 

Alípio Freire, coordenador da comunicação da Prefeitura Municipal de Campinas, é jornalista e escritor, editor da Revista Sem Terra (do MST), membro do conselho editorial do jornal Brasil de Fato e também membro do conselho de redação da revista Teoria & Debate. Freire militou na Ala Vermelha, em São Paulo, e esteve preso nos porões da ditadura de agosto de 1969 a outubro de 1974.

 

Resistir é preciso!

 

Se em 1964 a burguesia se utilizou, de forma grosseira e criminosa, do poder das armas para fazer valer na marra os seus interesses no Brasil, hoje, supostamente por caminhos mais civilizados, pratica a mesma luta de classes por meio do terror econômico, da cultura da alienação, do consumismo e do individualismo. Mas as armas, o poder repressivo a ferro e fogo, sempre estão às mãos para serem usados na defesa dos interesses capitalistas, como vemos em várias partes do mundo, com destaque na invasão ao Iraque.

 

O Fórum de Debates DITADURA NUNCA MAIS é aberto a todos os interessados. Compareça. Resistir é preciso!

 

A programação será realizada na Regional de Vinhedo do Sindicato Químicos Unificados, Rua Ricardo Braghetto, 36, Centro, Vinhedo. Para mais informações ligar para (19) 3886.6264, e-mail sindibase@uol.com.br

 

Saiba tudo sobre o golpe militar de 1964 visitando o site http://www.fpabramo.org.br/especiais/golpe/index.htm

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco