News details

Read the full story here

Greve para Samkwang por 24 horas

O aumento da repressão e do número de casos de assédio moral, o descaso com a saúde das trabalhadoras e trabalhadores lesionados e indicativos de que a produção será encerrada em Campinas, aliados à falta de informações oficiais por parte da direção da empresa levou a uma greve de protesto na Samkwang Brasil Ltda., conforme decisão tomada em assembleia na manhã de hoje (17ago10).

Trabalhadoras e trabalhadores da Samkwang participam de assembleia (Foto: João Zinclar - 17ago10)

Trabalhadoras e trabalhadores da Samkwang participam
de assembleia (Foto: João Zinclar – 17ago10)

Após a assembleia, os trabalhadores entraram na empresa mas reduziram ao mínimo a produção.
Segundo denúncias dos trabalhadores, a prática do assédio moral, que sempre foi um grave problema, atualmente cresceu muito.

Na questão saúde, principalmente em relação aos que adquiriram e apresentam sintomas de lesões por esforços repetitivos (LER), a situação é de total abandono.

Na segunda semana de agosto, por exemplo, 18 trabalhadores (as) da Samkwang que passaram pelo médico do trabalho do Sindicato Químicos Unificados apresentaram quadro de LER e tiveram afastamento. Este número representou 90% dos atendimentos médico. E a empresa sempre se recusa a abrir a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).

Fechamento

A Samkwang, que já chegou a ter 800 trabalhadores em 2009, hoje está com aproximadamente 230. Segundo os trabalhadores, somente uma máquina está em produção e as demais estariam sendo desmontadas.

O que se sabe, de forma extraoficial, é que a produção será transferida para Jaguariúna.

Os trabalhadores querem informações exatas sobre o futuro, se a produção será mesmo encerrada em Campinas, se haverá transferência de pessoal para a vizinha Jaguariúna, se receberão todos seus direitos trabalhistas e qual garantia, acompanhamento ou ressarcimento terão seus inúmeros lesionados.

Há cerca de dois meses, o Unificados tenta uma reunião com a direção da Samkwang que, até agora, se nega a isso e não deu qualquer retorno aos pedidos de informações. A greve tem como um dos principais objetivos forçar a uma posição oficial e esclarecimentos por parte da empresa.

A Samkwang Brasil Ltda. está localizada em Campinas e produz componentes de aparelhos celulares para a Samsung Brasil.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco