Benzeno “Não é flor que se cheire”
O benzeno é um produto tóxico e cancerígeno. Ele está presente na gasolina, na queima de combustíveis, nas indústrias petroquímicas, nas siderúrgicas que utilizam carvão vegetal, nas transportadoras e armazenadoras de benzeno.
O benzeno pode ser absorvido no corpo através da pele ou pela respiração. Ele pode provocar sintomas como dor de cabeça, fadiga, náuseas, tontura ou alterações de comportamento.
Acordo do benzeno
Para promover a prevenção da exposição dos trabalhadores ao benzeno, foi assinado um acordo tripartite contendo um conjunto de ações, atribuições e procedimentos. Estes procedimentos visam proteger a saúde do trabalhador e também contribuir para o controle da poluição ambiental com origem nas indústrias que usam o benzeno. Governo, trabalhadores e empresas assinam o acordo.
Há uma legislação que regulamente as ações deste acordo. Entre elas a obrigatoriedade da implantação pelas empresas de um Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB).
Estão regulamentadas também as ações de acompanhamentos do benzeno no ambiente de trabalho e da saúde dos trabalhadores expostos.
Em 1995 foi formada a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPB) para discutir, negociar e acompanhar o acordo. Foi criado também o Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno, composto por representantes dos trabalhadores nas Cipas das empresas.
Comissão Regional do Benzeno de Campinas
A Comissão Regional do Benzeno de Campinas e Região foi formada em outubro de 2005 e faz reuniões mensais abertas aos interessados. Nestas reuniões são discutidas e definidas as ações de vigilância e serem desenvolvidas nas empresas da região.
Inscrições para o seminário
O seminário é aberto à participação de todos os interessados no assunto. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo telefone (19) 3232.5269, com Roberta, ou pelo e-mail: ercam@fundacentro.gov.br
A programação
Veja a programação completa do seminário no site www.dgrh.unicamp.br
Promoção, realização, apoios
O seminário tem a promoção e realização da Comissão Regional do Benzeno de Campinas e Região, localizado na rua Marcelino Vélez, nº 43, fone (19) 3232.5879, em Campinas/SP, e-mail: elisabeth.trevisan@fundacentro.gov.br . Entre outras entidades, tem o apoio do Sindicato Químicos Unificados.