Os trabalhadores da Amanco Brasil Ltda., em Sumaré, iniciaram na noite de ontem 28/11/10) uma paralisação por 24 horas contra a intransigência da empresa em negociar o fim da jornada de 6 x 2. Pesquisa realizada pelo Unificados mostrou que 70% dos trabalhadores querem o fim desta jornada, imposta arbitrariamente pela Amanco.
A paralisação, que foi decidida em assembleia ontem à noite, tem também o objetivo de pressionar pelo fim do trabalho aos sábados e domingos e pela implantação de plano de cargos e salários.
Final de semana a cada 45 dias
Com a atual jornada de revezamento 6 x 2, os dois dias de folga coincidem com o sábado e o domingo apenas uma vez a cada 45 dias. Isto prejudica o convívio familiar e social dos trabalhadores.
A reivindicação do fim desta jornada é reivindicada a longo tempo, mas a Amanco se nega a abrir negociações sobre a questão.
A implantação de plano de cargos e salários é uma reivindicação que buscar colocar um fim na prática da Amanco de pagar salários diferentes para trabalhadores que exercem a mesma função.
A Amanco tem cerca de 350 trabalhadores.