A Marcha MST/SP retomou sua caminhada hoje (07/08/09) pela rodovia Anhanguera, com São Paulo como destino final da mobilização. Foi percorrido o trecho entre Vinhedo e Jundiaí, de 25 quilômetros, das 7h às 14h. A marcha teve início ontem em Campinas e já percorreu o total de 50 quilômetros em dois dias. Em Jundiaí, os caminhantes pernoitarão no Ginásio Esportivo Benedito Belina, no bairro Bom Retiro.
Hoje, às 6h, antes da retomada da caminhada, foi realizada uma missa em homenagem a Maria Cícera Neves, de 58 anos, a “Baixinha”, morta por atropelamento ontem quando a marcha chegava a Vinhedo.
Reforma agrária
O Sindicato Químicos Unificados participa da marcha do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A chegada a São Paulo é prevista para o dia 10. Amanhã, a marcha deverá cobrir o percurso Jundiaí a Carapicuíba. Depois Osasco e finalmente a chegada a São Paulo.
Destaca-se também na mobilização um grupo de 50 integrantes de entidades que compõem a Intersindical, como por exemplo 15 companheiras e companheiros do Sindicato dos Bancários de Santos.
Entre as motivações da mobilização, nas reivindicações destaca-se a luta pela realização da reforma agrária como uma política de distribuição de terra, renda e riqueza para milhões de brasileiros.
A marcha faz parte de jornada de lutas promovida pelo MST durante todo o mês de agosto, em todo o Brasil, integrada também por sindicatos e diversos movimentos sociais e populares, que contará ainda com atos em São Paulo, e em Brasília, com mobilização conjunta nas capitais de estados no dia 14.
Clique abaixo e leia mais sobre a mobilização
* MST começa hoje a marcha Campinas a São Paulo
* Marcha do MST cumpre etapa Campinas a Vinhedo
Veja mais imagens de hoje da marcha