Delegação médicos sul-coreanos em visita ao Unificados, em 29 agosto 2007
Uma delegação de médicos professores sul-coreanos das Escolas Médicas de Euji e Gachon esteve na Regional de Campinas do Sindicato Químicos Unificados onde foi recebida por dirigentes da entidade, trabalhadores e representantes da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq). A delegação estava acompanhada pelo Dr. Heleno Rodrigues Corrêa Filho, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Campinas (Unicamp). Os temas abordados na visita ao sindicato foram a prevenção e ações da entidade na defesa da saúde dos trabalhadores.
Objetivos da delegação
A delegação sul-coreana esteve no Brasil no período de 27 a 30 de agosto. A visita foi patrocinada pelo Instituto Sul-Coreano de Solidariedade aos Trabalhadores Migrantes na Coréia do Sul (Solidarity Korea), com o objetivo de promover estudos comparativos das políticas públicas em saúde para trabalhadores não organizados e em situação precárias no Brasil e na Coréia do Sul.
Professores visitantes
A delegação sul-coreana estava composta pelos seguintes professores visitantes:
1) Muoung-Hee Kim, mestre e doutora em saúde pública na República da Coréia: professora em tempo integral do Departamento de Medicina Preventiva da Escola de Medicina da Universidade de Eulji, em Daejon.
2) Jun Yim, médico, professor assistente na Escola Médica de Gachon (Seul, Coréia), nha área de Políticas e Administração em Saúde. Tem sido um líder nas propostas progressistas do movimento sanitária coreano. Desempenha papel-chave no desenvolvimento de políticas sociais e de saúde no Partido Trabalhista Democrático Coreano (KDLP).
3) Suzuki Akira, médico, ativista do Movimento e Organização Não-Governamental “Solidariedade para a Saúde dos Trabalhadores”. Sua atividade principal é voltada para a saúde e segurança para os trabalhadores precários e não-organizados.
4) Jinwook Park, biomédica, estudante de mestrado em saúde pública, trabalha nos últimos cinco anos em tempo integral como assistente sindical na área da saúde. Estuda a área de saúde e segurança ocupacional e iniciou projeto junto com o professor Susuki Akira como assistente de pesquisa.