Trabalhadores da Meta Laminados, no Parque Santa Bárbara, em assembléia às 14h de hoje
Na entrada do turno das 6 horas de hoje (25 de julho), os(as) trabalhadores(as) da Meta Indústria e Comércio de Laminados Ltda se reuniram em assembléia para discutir uma pauta de reivindicações em busca de soluções para os diversos problemas existentes na empresa. O turno que entraria às 14 horas, também em assembléia, ratificou a decisão já tomada pela manhã. Por unanimidade, foi instalado o estado de assembléia permanente, com paralisação total da produção e da administração, o que já ocorria desde às 6 horas. Caso a empresa não abra negociações ou se negue a atender as reivindicações, já está aprovado o indicativo para uma greve por tempo indeterminado.
Os problemas e as reivindicações
Esses são os problemas que constam da pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores e protocolada junto à direção da Meta:
1) Implantação dos benefícios de vale alimentação, convênio médico e convênio farmacêutico, hoje inexistentes;
2) Regularização da jornada de trabalho na portaria. Essa atividade hoje é exercida aleatoriamente por trabalhadores em outras atividades que, para isso, acumulam funções e fazem jornadas acima da carga permitida pela legislação;
3) Plano de prevenção de riscos ao ambiente, que deve ser articulado com a Cipa (inexistente na Meta);
4) Instalação imediata da Cipa, exigida por lei nas empresas com mais de 20 trabalhadores;
5) Bebedouro com água potável. Hoje inexiste água filtrada para os trabalhadores na Meta;
6) Regularização das más condições de trabalho: sanitário precaríssimo e sem condições de higiene, armários insuficientes, entupimento constante do sistema de esgoto o que provoca constantes vazamentos e mau cheiro, e ferramentaria adequada para o trabalho, entre outros;
7) Regularização dos registros nas carteiras profissionais, hoje totalmente em desacordo com as funções desempenhadas pelos trabalhadores.
A Meta Indústria e Comércio de Laminados Ltda tem cerca de 60 trabalhadores e produz embalagens cirúrgicas. Ela está instalada na rua Mário Erbolato, nº 584, no parque Santa Bárbara, em Campinas. Seu telefone é (19) 3282.3662.
Para maiores informações, favor contatar pelos fones/rádios (19) 7850.1932 os dirigentes sindicais José Rocha, Celso Lopes, Reginaldo de Lima e Glória Nozella que estão juntos com os trabalhadores na portaria da Meta Laminados Ltda.