Atravessando processos conturbados como, por exemplo, a Reforma Constitucional, golpe de estado e o recente plebiscito sobre reeleições para cargos executivos e legislativos, o presidente Hugo Chávez completou 10 anos à frente do governo da Venezuela. A arrasadora vitória de Chávez em dezembro de 1998 trouxe importantes alterações para a política e a economia da Venezuela e da própria América Latina.
Conforme diz o professor Silva, com diversas iniciativas e projetos, Chávez fez avançar as políticas sociais. Uma verdadeira reconstrução do Estado por meio de ações que podem ter conotação “revolucionária” e que melhoraram a qualidade de vida da população.
Chávez ainda estatizou empresas de energia elétrica e siderurgia e nacionalizou o Banco da Venezuela, que estava em poder do grupo espanhol Santander.
O professor Silva chama a atenção para dois caminhos que Chávez poderá tomar, com a crise e na atual etapa de seu governo: ampliar o desenvolvimento econômico e social ou aumentar ainda mais a dependência do petróleo.
CLIQUE AQUI para ler o artigo, cedido pelo professor Paulo Daniel e Silva para o Jornal do Unificados