News details

Read the full story here

Resultados da Natura: Menos PLR para os trabalhadores

 

Há alguns anos os acordos de PLR da Natura já apresentavam problemas, e em 2011 aconteceu o que o Sindicato denunciava. A meta do Resultado Operacional não foi atingida e agora a empresa quer pagar um valor menor de PLR aos trabalhadores.

Em 2007 a Natura não atingiu a Meta do Resultado Operacional e somente após uma reunião com o Sindicato a empresa pagou o valor relativo às metas do setor de trabalho. No ano de 2010 os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa, mas a Natura realizou uma manobra para conseguir a aprovação do acordo sem a participação do unificados.

Agora, mais uma vez a responsável pelo problema é a própria Natura, como a empresa deixa claro em suas demonstrações de resultado de 2011. A empresa realizou o maior investimento de sua história, 350 milhões em projetos de produção, logística e tecnologia. Porém não atingiu os objetivos.

O relatório, que se encontra disponível no site da Natura, afirma: “Devemos reconhecer que a implementação simultânea de novos sistemas de captação de pedidos e a evolução no nosso modelo logístico, com a abertura de novos CDs, provocou instabilidade em nossas operações, afetando a prestação de serviços e a qualidade das relações. Ao mesmo tempo enfrentamos uma redução na eficiência comercial e mercadológica. A combinação desses dois fatores repercutiu nos resultados, exigindo ajustes na estratégia durante o ano”.

Ou seja, como diz o ditado, a Natura deu um passo maior que as pernas e agora quer que os trabalhadores paguem pelos erros de estratégia cometidos pelos diretores da empresa.


Bons resultados

Ainda assim, os resultados da Natura são espetaculares. Segundo dados do Jornal Brasil Econômico, a empresa registrou uma receita líquida consolidada de R$ 5,5 bilhões em 2011 crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior.

O próprio resultado operacional, que ficou muito próximo da meta, ficou em mais de R$ 1.3 bilhão e representou um avanço de 13,4% em comparação com 2010.

Agora, cabe aos trabalhadores participarem das assembléias e unidos lutarem para garantir o pagamento integral da PLR na Natura.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco