A Secretaria de Mulheres do Psol/SP realizará no dia 22 de maio às 17h00, na sede do Sindicato Químicos Unificados – Regional Osasco, um sarau cultural em homenagem à militante política Iara Iavelberg.
O Sarau faz parte da Jornada de Formação Feminista, organizada pelo Psol entre os meses de março e junho, e que comemora o centenário da instituição do 8 de Março (Dia Internacional da Mulher).
A jornada tem como objetivo discutir as bandeiras do movimento, com realização de cine-debates, seminários e debates. A programação completa pode ser encontrada no site www.psolsp.org.br
A Regional de Osasco do Químicos Unificados fica na praça Joaquim dos Santos Ribeiro 265 – km18, Osasco.
Iara Iavelberg
Nascida em agosto de 1944, Iara Iavelberg foi psicóloga, professora universitária, feminista e defensora da igualdade dos direitos. Durante a ditadura militar aderiu à luta armada.
Militou na Vanguarda Popular Revolucionária (VRP), onde conheceu Carlos Lamarca, o amor que ela buscava. Posteriormente, ambos ingressaram no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8).
Sobre sua morte em 1971, aos 27 anos, há duas versões. A oficial, diz que teria ocorrido após tiroteio com policiais deslocados do Rio de Janeiro para prendê-la; consta que lara se matou para escapar à perseguição e à tortura. A outra versão, sustentada por alguns companheiros, é de que teria sido presa e levada para a sede do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), local onde a torturaram e mataram.
Com informações do site http://www.mepr.org.br
Serviço
Data: 22 de maio de 2010
Hora: 17h
Local: Sindicato dos Químicos Unificados – Regional Osasco
Endereço: Praça Joaquim dos Santos Ribeiro 265 – Km18, Osasco