News details

Read the full story here

Soberania alimentar é tema do debate hoje na Marcha das Mulheres

A Marcha Mundial das Mulheres que percorre a pé os 100 km que separam Campinas de São Paulo chega hoje (12/03/10) a Jundiaí onde, à tarde, os temas soberania alimentar e luta por território integrarão os debates nas atividades de formação que ocorrem todos os dias, após a caminhada pela manhã e o almoço.

O lema da mobilização é “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres“, e suas reivindicações se baseiam em quatro campos de ação: autonomia econômica das mulheres; bens comuns e serviços públicos; paz e desmilitarização; e violência contra as mulheres.

A Marcha teve início em Campinas na manhã do dia 09 de março, após ato público na noite anterior, no Largo do Rosário, em que foi comemorada a passagem de 08 de março, o Dia Internacional da Mulher. A chegada em São Paulo será dia 18, com ato de encerramento à tarde na Praça Charles Miller (em frente ao Pacaembu).

Leci Brandão e lançamento de livro

Amanhã a Marcha chegará a Várzea Paulista, onde pernoitará, e haverá show público com Leci Brandão para comemorar o centenário da instituição do Dia Internacional da Mulher, no Espaço Cidadania, localizado na avenida Projetada. Ainda em Várzea, a escritora Ana Isabel Alvarez Gonzáles fará o lançamento de seu livro As Origens e a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Leci Brandão tem uma história de compromisso e participação nas lutas feministas e da classe trabalhadora.
 

Números e equipes

Participam da marcha cerca de 3 mil mulheres vindas de 25 estados: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO. São várias delegações em cada estado, contando também com mulheres de diversos movimentos sociais como MST, CUT, Contag, Consulta Popular, UNE, MAB e MMC.

 	Equipe de cozinha da Marcha Mundial das Mulheres - março/2010

Equipe de cozinha da Marcha Mundial
das Mulheres – março/2010

A Marcha é construída integralmente pelas mulheres, divididas em equipes de cozinha, limpeza, infra-estrutura, segurança, comunicação, formação e cultura, saúde, água e creche. A cozinha é fixa e o transporte das três refeições diárias feito por caminhões. Além das equipes, as delegações se revezarão para os trabalhos de limpeza dos alojamentos e cozinha.

Serão utilizados 50 mil litros de água potável e consumidas uma tonelada de feijão, duas de arroz, uma de carne moída, além de outros gêneros como macarrão, legumes e frutas.

Mais informações

Mais informações sobre a Ação de 2010 da MMM e notícias anteriores da marcha em www.sof.org.br/acao2010 e no endereço do Sindicato Químicos Unificados, que é https://www.quimicosunificados.com.br/1298/

Contato com a imprensa: Ana Maria Straube, por e-mail anamaria@sof.org.br  e fones (11) 8445.2524/ (11) 3819.3876. As fotos aqui publicadas são de Daniela Carrasco – SOF.

Mais imagens

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco