Os trabalhadores da Renner Sayerlack S.A, em Cajamar, aprovaram uma pauta de reivindicações à empresa, na qual consta a participação nos lucros e resultados (PLR) e a reposição da inflação no período entre novembro/2010 e maio/2011, que é de 5,3%. A assembleia foi realizada na manhã de hoje (12/07/11 – foto acima).
Essa é a segunda pauta de reivindicações entregue para a Sayerlack em 2011. A primeira tratava exclusivamente da participação nos lucros e resultados (PLR). A Sayerlack negou-se a avaliar a proposta dos trabalhadores e tentou impor a sua proposta.
Segundo o dirigente do Unificados, Paulo Soares, a mobilização dos trabalhadores, com participação ativa nas assembleias e até atrasos na produção, será essencial para a empresa atender as reivindicações. Se a Sayerlack não responder essa pauta de reivindicações, como fez com a última, os trabalhadores precisarão de muita mobilização para conquistar os objetivos.
Pauta de Reivindicações
Esta é a pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores:
1 – Pagamento da PLR de R$ 660,00 referente ao 1º semestre;
2 – Aumentar o valor da porcentagem de distribuição da PLR no 2º semestre entre 3% e 6,5% do lucro operacional II;
3 – Campanha emergencial de reposição da Inflação do período entre novembro 2010 e maio de 2011.
Reposição salarial já!
Um dos itens da pauta de reivindicações é a reposição salarial. Devido ao aumento da inflação dos últimos meses, os salários da categoria acumulam perda de 5,3% no período de novembro de 2010 (última data base) até junho de 2011.
Considerando os últimos 12 meses, o índice de inflação medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é de 6,80% – a maior inflação dos últimos cinco anos.
Porém, dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) mostram que nos primeiros meses de 2011 a indústria teve crescimento no seu faturamento real. E o setor químico foi um dos que mais cresceu.