News details

Read the full story here

Trabalhadores decidirão em plebiscito sobre a taxa negocial

Com a democracia e transparência que caracteriza sua atual direção, o Sindicato Químicos Unificados fará um plebiscito entre as sindicalizadas e sindicalizados para que estes decidam sobre o recolhimento e, em caso, positivo, sobre a aplicação dos valores da taxa negocial a ser recolhida pela patronal.

Cabe lembrar que o Unificados é o único sindicato que consulta os trabalhadores sobre o assunto.

O que é a taxa negocial

A taxa negocial teve origem em uma proposta feita pela patronal na campanha salarial 2004. Desde o momento em que esta proposta foi feita, o Unificados defende que a taxa negocial não deve existir para nenhum sindicato.

Como funciona

A partir de 2004, todos os anos, quando da assinatura do acordo coletivo, os patrões recolhem aos sindicatos o valor correspondente a 9% do salário de cada trabalhador. Nenhum centavo é descontado dos trabalhadores. Ela é recolhida diretamente pela patronal aos sindicatos, em três parcelas: dezembro, março e maio.

A posição do Unificados

O Sindicato Químicos Unificados defende, historicamente, e não abre mão disso, que é a trabalhadora e o trabalhador que devem, por meio da sindicalização, bancar sua entidade de classe, suas lutas e mobilizações. Essa sindicalização custa somente 1% do salário base do trabalhador.

E a taxa negocial é um dinheiro que os patrões retiraram do trabalhador por meio da exploração e das péssimas condições de trabalho. Assim, este dinheiro é dos trabalhadores e, portanto, está é também uma das razões para que o Unificados a transfira para os(as) sindicalizados(as).

Com total coerência entre discurso e prática, todo dinheiro que de forma impositiva por lei ou por decisão unilateral de patrões e governo (imposto sindical e taxa negocial) chega ao sindicato, ele o devolve e /ou transfere para os(as) sindicalizados(as). Pois estes, de forma consciente, já contribuem mensalmente para custear as lutas da categoria. Assim, seja consciente, seja sindicalizado!

Como será o plebiscito

O plebiscito será realizado entre as sindicalizadas e sindicalizados do Unificados, na semana de 09 a 12 de novembro.

Nos horários de refeições na fábrica você receberá a cédula, dará seu voto e colocará nas urnas. Depois, o resultado será amplamente divulgado no site e nos jornais do sindicato.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco