O desembargador Luis Cândido Martins Sotero da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas decidiu hoje (05/03/09) adiar a reunião de conciliação entre a Embraer e os sindicatos que representam os trabalhadores demitidos. Com isso, o juiz prorrogou a decisão de suspender as demissões até o dia 13 de março – data do próximo encontro.
Valdir de Souza, dirigente do Unificados, fala durante
manifestação hoje em frente ao TRT Campinas
No dia 9 de março será realizada uma reunião informal entre as partes envolvidas, mas o encontro destinado a uma conciliação ocorrerá quatro dias depois. Com isso, a empresa é obrigada por lei a pagar os salários dos cerca de 4,2 mil trabalhadores demitidos entre os dias 19 de fevereiro (quando foi anunciada a dispensa) até a data da decisão final.
José Maria de Almeida, presidente da Conlutas, apresentou durante a reunião números retirados do site da Embraer dizendo que os executivos têm uma saída mensal de R$ 50 milhões, valor que, se economizado, daria para manter ao menos mil trabalhadores na empresa, segundo ele.
Os advogados e representantes da Embraer afirmaram durante a reunião que estavam dispostos a negociar com os trabalhadores, mas descartaram a possibilidade de recontratar os funcionários. Segundo eles, continua mantida a oferta de oferecer por um ano o plano de saúde dos demitidos e seus familiares.
Invertia – Empregos
Últimas Notícias
Quinta, 5 de março de 2009
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas – Especial para o Terra
Fotos: João Zinclar – Unificados