News details

Read the full story here

Unificados presente em ato na Fiesp contra redução de salários e direitos

Uma manifestação contra as chantagens praticadas pelas empresas contra os trabalhadores de aceitar reduzir salários ou ser demitido foi realizada na tarde de ontem (12/02/09) em São Paulo, com uma passeata na avenida Paulista e um ato em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A passeata teve sua concentração e início no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e contou com aproximadamente 1.500 participantes.

Ato contra redução de salários e demissões ocupa avenida Paulista (12/02/09 - Foto: João Zinclar)

Contra redução de salários e demissões (Foto: João Zinclar)

O objetivo foi deixar claro para os empresários e para o governo que os trabalhadores não aceitam pagar a conta da crise, pela qual não são os responsáveis. Que não aceitam, de forma alguma e sob qualquer pretexto, a quebra de direitos.

Chantagem

Foram denunciadas práticas de empresas que, aproveitando-se do momento econômico e político, fazem chantagem contra os trabalhadores na base do ou aceitam reduzir direitos ou são demitidos, com o objetivo único de fazer aumentar seus lucros e ganhos. Exemplo disso é a Saint-Gobain Abrasivos, em Vinhedo, que quer que seus trabalhadores aceitem reduzir os salários em 20%, caso contrário fará 40 demissões. CLIQUE AQUI para ler mais sobre a chantagem da multinacional francesa.

Os trabalhadores também pedem que o governo federal edite uma medida provisória, que garanta a estabilidade do emprego para os trabalhadores durante o período da crise.

Nos últimos dias, em todo o país, milhares de trabalhadores têm se mobilizado contra as demissões e redução de salários. Em diversas cidades do país, ontem, ocorreram manifestações com o mesmo objetivo.
 
O próximo passo da luta em defesa do emprego e dos direitos será um grande dia nacional de luta com paralisações e protestos em todo o país, no próximo dia 1º de abril.

Participação

Participaram do ato de ontem o Sindicato dos Químicos Unificados (Campinas, Osasco e Vinhedo), sindicatos dos metalúrgicos de Campinas, São José dos Campos, Limeira, São José dos Campos e de outras regiões, Intersindical, Conlutas, PSOL, PSTU, e movimentos populares e sociais.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco