Sindicato verificou que não poderia ser demitido, já que estava em estabilidade por pós mandato de Cipa
A Zoetis Saúde Animal, com fábrica em Campinas, demitiu um trabalhador de forma indevida. Ele não poderia ser demitido porque ainda está no período de estabilidade de pós mandato de Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), que venceria somente em setembro.
O departamento de Recursos Humanos da empresa alegou que a pessoa que demitiu o trabalhador não se atentou que ele estava com estabilidade. Diante disso, o trabalhador foi reintegrado em seguida. “Alertei a empresa que o trabalhador poderia sofrer perseguição ou assédio no seu retorno. Eles garantiram que tomariam todas as providências para isso não acontecer”, diz Glória Nozella, dirigente do Químicos Unificados.
Por isso, é importante que todas as trabalhadoras e trabalhadores procurem o sindicato se tiver qualquer tipo de dúvida em relação à demissão. É importante verificar os valores, as condições e se realmente não está sendo uma demissão indevida, como foi o caso do trabalhador da Zoetis.
Somente junto com o sindicato é possível lutar por seus direitos! Denuncie sempre que encontrar ou souber de alguma irregularidade!