Marcha em Defesa do Meio Ambiente e pela Qualidade de Vida –
Campinas a Paulínia – 23 de maio de 2002
Em protesto contra as contaminações produzidas pela Shell Brasil S.A., pela inércia das autoridades estaduais e federais em cumprir com o seu papel em caso de tal porte e gravidade, no dia 23 de maio de 2002 a Regional de Campinas do Sindicato Químicos Unificados organizou uma passeata que teve início no Largo do Rosário (centro de Campinas) e caminhou até a vizinha cidade de Paulínia, tendo como ponto de chegada o Parque Brasil 500, onde se realizava o 1º Simpósio e Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, organizado pela prefeitura da cidade. No local, o encerramento da caminhada foi marcado por um ato de protesto.
Diversas organizações e entidades de movimentos populares, sindicais, de meio ambiente e da sociedade em geral se fizeram presentes na caminhada, que contou com cerca de mil participantes.
Além da questão Shell, a Marcha também protestou pela não construção de duas passarelas na rodovia que liga Campinas a Paulínia, locais de vários atropelamentos e antigas reivindicações dos moradores das áreas.
Veja o manifesto entregue à população durante a caminhada. (abaixo)