News details

Read the full story here

Tese de doutorado da Dra. June Maria Passos Rezende,aprovada na Unicamp, tem como base de pesquisa o crime destas empresas


Tese de doutorado aprovada na Unicamp tem o crime de contaminação Shell/Basf como objeto de pesquisa

Trabalho da Dra. June Maria Passos Rezende discute o papel da informação em saúde nas situações de contaminações ambientais e de trabalhadores, com base em estudo do crime ambiental das duas multinacionais

A Dra. June Maria Passos Rezende irá apresentar sua tese de doutorado, cujo pesquisa teve como base o crime ambiental e em trabalhadores cometido pela Shell/Basf na planta industrial situada no Recreio dos Pássaros, em Paulínia, amanhã (14 de outubro de 2005), com início às 17 horas, na Regional de Campinas do Sindicato Químicos Unificados. O título da tese é “Caso Shell/Cyanamid/Basf: epidemiologia e informação para o resgate de uma precaução negada”. Após a apresentação será aberto um debate sobre o trabalho da Dra. June. A Regional de Campinas fica na Av Barão de Itapura, 2022 – Guanabara, Campinas, e a atividade é aberta a todos os interessados.

Uma precaução negada – O mapa da desinformação


A Dra. June Rezende é médica sanitarista e auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, no Paraná. Em sua tese, a Dra. June recupera a história, organiza, sintetiza, tabula e traça parâmetros comparativos e analíticos sobre esse crime ambiental, desde um período muito anterior ao seu vazamento para o conhecimento público. Ela aborda as políticas de implantação das indústrias no país na segunda metade dos anos 1900, a massificação ideológica da opinião pública, os produtos químicos contaminantes e sua irresponsável manipulação, a inoperância dos órgãos governamentais supostamente responsáveis pelos controles e pela fiscalização desse ramo industrial. Ela também apresenta entrevistas individuais que fez com diversos ex-trabalhadores Shell/Basf, que contam seu cotidiano nestas empresas. E seu trabalho enfoca o “Mapa da Desinformação”, uma deliberada prática que negou aos trabalhadores e à população a precaução necessária sobre os riscos que corriam.

Leia trecho destacado da tese:

“Neste contexto, o Estado nacional e o regime ditatorial (governo militar), bem como suas alianças com a classe dos grandes proprietários rurais, com setores da burguesia industrial e com o capital internacional, representaram papel central, na viabilização das condições para a importação de riscos.

A omissão e a manipulação da informação sobre riscos, a ausência de direito de saber em um sentido amplo, bem como a fragilidade dos movimentos sociais, da legislação e das estruturas oficiais de controle da saúde e meio ambiente, no contexto da formação do parque industrial de agrotóxicos no país, foram também fundamentais para conformar a importação de riscos e seu trágico e persistente desdobramento neste setor.

O caso Shell/Cyanamid/Basf é emblemático. Exprime e pode explicar os papéis desempenhados atualmente pelos diversos atores sociais frente às questões ambientais e de saúde no trabalho.Demonstra a subordinação da saúde e ambiente aos interesses econômicos e corporativos das empresas e o caráter privado dado às intervenções no meio ambiente e na saúde da força de trabalho. Alerta sobre as fragilidades e insuficiências do arcabouço legal e das ações governamentais na área. Toca na insuficiência da abordagem dos órgãos ambientais, e de seu modelo, que não insere os trabalhadores como atores na produção da informação sobre saúde e meio ambiente, nem permite seu acesso às informações Exemplifica as insuficiências do Sistama Único de Saúde para enfrentar as questões hoje postas para a saúde ambiental e no trabalho. Aponta para a necessidade da maior publicização e democratização das informações sobre saúde e ambiente nos âmbitos públicos e privados e para o maior controle social. E, destaca a importância da participação e organização sindical e dos trabalhadores para o enfrentamento destas questões.”

A banca examinadora

A tese de doutorado foi apresentada à Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas para obtenção do título de Doutor em Saúde Coletiva, área de Epidemiologia. A Dra. June Maria Passos Rezendo teve como orientador o Prof. Dr. Heleno Rodrigues Corrêa Filho e como Co-Orientador o Prof. Dr. Carlos Eduardo Gomes Siqueira. A banca examinadora foi formada pelo Prof. Dr. Francisco Antônio de Castro Lacaz, Profa. Dra. Lígia Regina Klein, Profa. Dra. Maria Inês Monteiro, e pela Profa. Dra. Solange L`Abbate.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco