A sessão do filme O Lucro Acima da Vida, realizada ontem (24/02/2015) teve um público de cerca de 500 pessoas que lotaram o Teatro Castro Mendes, em Campinas. Hoje o longa-metragem que conta a história da luta vitoriosa da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq) e do Sindicato Químicos Unificados contra as multinacionais Shell/Basf será exibido no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, distrito Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo/SP.
Assista vídeo da projeção no Teatro Castro Mendes
SIGA ESTE ENDEREÇO – ou na imagem acima – para assistir vídeo sobre a apresentação do filme no Teatro Castro Mendes, dia 24 de fevereiro, em Campinas.
A exibição do filme contou com a presença de vários atores do elenco, entre eles dos protagonistas Deo Garcez e João Vitti. No longa, eles representam personagens inspirados em Antônio de Marco Rasteiro, um dos coordenadores da Atesq, e no dirigente do Unificados Arlei Medeiros, respectivamente.
Antes da exibição, o diretor Nic Nilson fez questão de frisar que a dificuldade de se fazer cinema, produzir um filme chega a ser fichinha perto do obstáculo que é coloca-lo nas salas de cinema controladas por duas redes, com escritórios fora do país e inacessíveis. Eu me propus a fazer este filme chegar até as pessoas, exibir em todos os lugares, projetar em paredão, em praças, nos presídios, em aldeias indígenas, seja onde for., adiantou o diretor.Arlei Medeiros, também produtor-executivo do filme, destacou que a exibição da noite de ontem representa mais uma vitória de homens e mulheres que ousaram em fazer a luta Mais do que derrotar a Shell/Basf na Justiça, é uma vitória para nós podermos contar essa história para mais pessoas. É em movimento que se mudam as coisas, afirmou.