O documentário Caso Shell/Basf: O Lucro Acima da Vida será apresentado em palestra sobre o meio ambiente na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Pucc/Central), no dia 16 de setembro, com início às 19h30.
Faixa relembra o crime ambiental da Shell/Basf, que
contaminou e adoeceu trabalhadores
(Foto: João Zinclar – 27/04/10)
Da programação constam também palestras do Dr. Raimundo Simão de Melo, Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região; do Dr. Vinicius Cascone, advogado do Sindicato Químicos Unificados e da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq); e de Antonio de Marco Rasteiro, ex-trabalhador Shell/Basf e atual coordenador da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq).
A atividade será realizada no Auditório Cônego Haroldo Niero, da Faculdade de Direito, e é organizada pelo Centro Acadêmico XVI de Abril.
O documentário
Caso Shell: O Lucro Acima da Vida trata da contaminação promovida pelas multinacionais Shell Brasil e Basf S.A. no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia/SP. Os efeitos da contaminação sobre os trabalhadores e moradores vizinhos à planta industrial e a luta pelo direito à saúde são retratados em depoimentos marcantes.
O vídeo foi uma das três produções premiadas na 5ª Mostra CINETrabalho, organizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília/SP, em maio último.
A produção do documentário é do Centro Organizativo dos Trabalhadores (COT), com apoio do Sindicato Químicos Unificados e da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq), entidade coordenada pelos ex-trabalhadores da Shell/Basf. A direção é de Denise Simeão e ele tem 26 minutos de duração.
Capa da revista resumo crime shell-basf – nov2009
Para ler revista publicada pelo Unificados com resumo dos fatos e fotos sobre o crime ambiental Shell/Basf acesse AQUI (ou na imagem acima) e para a história completa AQUI.
Para agendar exibição
O documentário Caso Shell: O Lucro Acima da Vida pode ser requisitado para exibição em entidades, sindicatos, escolas, faculdades e demais grupos interessados no tema. Após a exibição poderá ser realizado debate com ex-trabalhadores Shell/Basf e dirigentes do Sindicato Químicos Unificados.
Para agendar uma exibição do vídeo documentário, telefonar para (19) 3735.4908 ou enviar e-mail para quimicosunificados@quimicosunificados.com.br