News details

Read the full story here
Campanha Face INTER

Setor farmacêutico: juntos nessa luta

Com data-base em 1 de abril, a campanha salarial dos trabalhadores do setor farmacêutico já começa a ser pauta de discussões. O Sindicato Químicos Unificados, em conjunto com todos os filiados à Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado de São Paulo), defende reajuste do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais o aumento real de 3%.

Além disso, defendemos o reajuste de 10% do piso salarial, valor mínimo de PLR de dois pisos salariais e reposição do auxílio alimentação pela variação dos últimos 12 meses calculada pelo DIEESE.

A regional Campinas realizou assembleia online com os trabalhadores no dia 21 de fevereiro e a regional Osasco no dia 28 de fevereiro também online, devido à pandemia da Covid-19. A pauta com as reivindicações econômicas foi apresentada e aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

Home office
O teletrabalho ou o Home Office muitas empresas tiveram que adotar como uma das medidas emergenciais para continuar as atividades durante a pandemia. Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de covid-19, que foi conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), aponta que praticamente todos os que trabalhavam em posições possíveis de trabalhar em home office (46%) foram migrados para este modelo de trabalho (41%). Diante dessa realidade, a Fetquim e Sindicatos estão atentos para lutar pelas melhores condições de trabalho para todos e todas.

Uma das melhores Convenções Coletivas

Fique atento aos seus direitos garantidos pela Convenção Coletiva do Trabalho, que é uma das melhores do país. Conheça algumas cláusulas importantes:

Hora extra
A CLT prevê o pagamento do adicional de 50%. Já na CCT dos farmacêuticos, as horas extraordinárias prestadas de segunda-feira a sábado serão pagas com acréscimo de 70% e as horas extras prestadas durante o descanso semanal remunerado, dias compensados, ou feriado, serão acrescidas de 110%

Hora noturna
O adicional noturno previsto na CCT dos farmacêuticos será de 40%, de acréscimo em relação à hora diurna, aplicando-se também, aos casos de trabalho noturno em turnos de revezamento. Isto é superior aos 20% previstos na CLT.

Licença Maternidade
A CCT dos farmacêuticos prevê licença maternidade de 180 dias, ou seja, 6 meses para cuidar de você e do seu bebê. Este é um direito superior ao da CLT, que prevê apenas 120 dias (4 meses).

Auxílio Creche
A CCT dos farmacêuticos prevê o reembolso de despesas com creche ou cuidadoras, sendo limitado a até 50% do salário normativo. Lembrando que este benefício se encerra após 30 meses.

Setor cresce
12% em 2020

O mercado farmacêutico cresceu 12,13% em 2020, quando faturaram R$ 126 bilhões. Em unidades (caixa) o aumento foi de 8,33% no ano passado, quando foram vendidas 4,7 bilhões de unidades. Em 2019, o crescimento foi 4,66%. Ou seja, praticamente dobrou de um ano para outro.

Já o mercado de genéricos o desempenho foi 14,1% maior no ano passado, contra um crescimento de 11,27% em 2019. O setor faturou R$ 34 bilhões. Já em unidades, o crescimento foi de 10,94% em 2020 foram comercializadas 1,6 bilhões de unidades. Já, em 2019, o crescimento foi de 6,43%.

Portanto, houve crescimento e aumento de produção. A hora é de organização e união para conseguirmos lutar juntos, Sindicato e trabalhadores/trabalhadoras, para pressionar os patrões e conseguir passar a nossa pauta de negociação.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco