News details

Read the full story here
Caminhoneiros fazem protesto contra a alta no preço dos combustíveis na BR-040, próximo a Brasília.

Nota dos Químicos Unificados sobre as greves dos Caminhoneiros e Petroleiros

A diretoria do Sindicato Químicos Unificados sempre se colocou na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, organizando greves e participando de atos e mobilizações. Por isso, nos solidarizamos a todos trabalhadores que resistem às condições brutais de exploração do trabalho e lutam contra a precarização da vida.

A mobilização dos caminhoneiros é resultado da política de preços da Petrobrás sob a gestão de Pedro Parente – presidente indicado por Temer após o golpe em 2016. Esta política fez os preços dos combustíveis flutuar ao sabor do vento do mercado externo, beneficiando os acionistas e o mercado especulativo, prejudicando o conjunto dos trabalhadores e não só os caminhoneiros.
Tomou conta do debate público, que a solução seria a retira dos impostos sobre os combustíveis. Com isso não toca no ponto central, que é gestão de uma empresa pública a serviço dos interesses privados. E no que se refere aos impostos, é sempre bom lembrar que temos uma carga tributária que taxa o consumo, penalizando os mais pobres, e não taxa a renda e a propriedade. Ou seja, quem paga imposto nesse país é o pobre e não o rico. Simplesmente reduzir impostos não solucionará as condições precárias de trabalho dos caminhoneiros, como o baixo valor do frete, por exemplo.

Por isso se colocam na ordem do dia as seguintes bandeiras:
– Todo apoio aos trabalhadores em luta, em especial caminhoneiros e petroleiros.
– Fora Pedro Parente, por uma Petrobras 100% estatal e a serviço do povo brasileiro.
– Reforma Tributária, com taxação das grandes fortunas.
– Não à repressão às manifestações.
– Em defesa da democracia.
– Não à intervenção militar: DITADURA NUNCA MAIS
– Fora Temer GOLPISTA!
Campinas e Osasco, 28 de maio de 2018

Diretoria dos Químicos Unificados

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados