No próximo domingo (dia 25), o Unificados realizará um encontro de base para preparação da campanha salarial 2013 da categoria, que tem data base em 01 de novembro. No encontro serão discutidas as reivindicações gerais da campanha, as específicas por fábricas e definidas formas de luta e pressão nas fábricas para que haja conquistas. Também serão apresentados dados econômicos das empresas, como o aumento do lucro e da produtividade.
O encontro será no Convento Santa Fé, localizado no bairro Jardim Santa Fé, no distrito de Perus, na zona Oeste de São Paulo, com início às 10 horas. O transporte e refeições serão oferecidos pelo sindicato.
13% de reajuste salarial
Nesta campanha salarial serão discutidas as cláusulas econômicas, pois as sociais assinadas em 2012 são válidas até 31 de outubro de 2014. Assim, das reivindicações deverão constar 13% de aumento salarial, que correspondem à reposição da inflação prevista em 7% para o período aquisitivo, reajustes nos valores da participação nos lucros e resultados (PLR), no piso salarial e cesta básica gratuita.
Também serão reivindicados o fim da terceirização e a efetivação destes trabalhadores, a ampliação da licença maternidade para 180 dias e redução da jornada para 40 horas semanais sem redução nos salários, com sábados e domingos livres.
Estas indicações de reivindicações foram definidas em seminário preparatório para a campanha salarial realizada na Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico no Estado de São Paulo (Fetquim), que é integrada pelo Sindicato Químicos Unificados, Químicos de Santo André, Químicos e Plásticos de São Paulo, Químicos de São José dos Campos e Químicos de Jundiaí.
Organização da luta é
fundamental para conquistas
No encontro de base dia 25, ponto importante será a discussão sobre as formas de mobilização e pressão coletivas da categoria e em cada fábrica para que as reivindicações sejam conquistadas.
Participe do encontro. Dê sua opinião e sua proposta. Converse sobre ele com as companheiras e companheiros no interior da fábrica, no transporte e nos momentos de descanso/refeição.
Para mais informações sobre o encontro de base ligar para (19) 3735.4900 na Regional Campinas do Unificados, para (11) 3608.5411 na Regional Osasco e (19) 3886.6264 na Regional Vinhedo. Ou mande e-mail para quimicosunificados@quimicosunificados.com.br
Medidas governamentais
beneficiam as químicas
No seminário na Fetquim, o atual quadro econômico foi explicado por Victor Pagani, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da subseção dos Químicos de São Paulo. Segundo ele, apesar dos indicadores econômicos estarem tímidos em relação a outros momentos do país, a atual fase é de recuperação.
Medidas adotadas pelo governo federal beneficiaram bastante a indústria química, como a desoneração da folha de pagamento, facilitação do acesso ao crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) com redução nas taxas de juros, redução nos custos das matérias primas por efeito de medida provisória e a redução da tarifa de energia elétrica em até 32% para as empresas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim), a energia elétrica pode chegar a 70% do custo variável das empresas afirmou Pagani.