A vereadora Marielle Franco (Psol/RJ) e o trabalhador Anderson Pedro Gomes foram assassinados a tiro ontem, 14/03, por volta das 21h30 no Estácio, próximo à prefeitura do Rio de Janeiro. A principal linha de investigação é a execução, uma vez que os criminosos emparelharam o veículo ao carro da vereadora e dispararam pelo menos nove tiros contra a vereadora e o motorista que a acompanhava.
O assassinato de Marielle indigna a todas e todos. Ela voltava da atividade “Mulheres Negras Movendo o Futuro”, dentro da programação de 21 dias contra o racismo. Dias antes, Marielle tinha denunciado a ação brutal e truculenta da Polícia Militar na região do Irajá, na comunidade de Acari.
“Precisamos gritar para que todos saibam o está acontecendo em Acari nesse momento. O 41° Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando moradores de Acari. Nessa semana dois jovens foram mortos e jogados em um valão. Hoje a polícia andou pelas ruas ameaçando os moradores. Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”, escreveu Marielle.
Foi tombada uma mulher, negra, mãe e defensora da igualdade, nascida e criada na Maré, combativa e corajosa vereadora da bancada feminista do PSOL. Ela foi eleita com mais de 46 mil votos e era relatora da comissão de apuração da intervenção militar do Rio.
O Sindicato Químicos Unificados solidariza-se com a família, amigos das vítimas e, junto com lutadores de todo o Brasil, exige apuração imediata deste crime brutal que afeta diretamente todas e todos que se colocam neste país contra as injustiças e a opressão.
Atos em Campinas e São Paulo
Em diversas cidades e capitais brasileiras estão sendo organizados atos contra o genocídio negro e em homenagem à Marielle. Sua luta segue viva e ocupará as ruas, sempre.
O ato em Campinas será às 18h no Largo do Rosário. Já em São Paulo, a concentração ocorrerá a partir das 17h no vão do MASP.
Poema de Adelita Monteiro
Marielle,Marielle..
Tentaram calar tua voz…
Tentaram matar tua voz…
Mal sabem que você esteve, está e sempre estará em cada uma de nós.
Cada menina crescida nos becos desse país que ousar não aceitar um destino infeliz.
Gritando a plenos pulmões contra a desigualdade: Marielle , tua luta tem tons de eternidade.
Os covardes “poderosos” que te levaram daqui verão que tua alegria, tua força e tua fala, em cada mulher que luta, ainda irão resistir.
Marielle, Marielle,
Tentaram calar tua voz
Tentaram matar tua voz
Mal sabem eles o quanto teu sorriso destemido, tua luz, tua grandeza, viverão eternamente em cada uma de nós!
Marielle, presente!
Até quando?
SEMPRE!
Confirme presença nos atos em Campinas e São Paulo!
CAMPINAS- https://www.facebook.com/events/280212492516705/
https://www.facebook.com/events/153544241982195/