Concepção e prática sindical; papel de uma central sindical nos dias atuais; qual o programa que deve orientar a ação sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores; como construir uma central democrática, classista, independente e internacionalista?
Essas e outras questões serão objetos dos debates do Seminário Nacional da Intersindical, com representações de companheiras e companheiros de outras organizações, como o Movimento Avançando Sindical (MAS), Trabalhadores em Luta Socialista (TLS) e Frente de Oposição Socialista (FOS). Além dessas questões, o Seminário vai apontar os elementos fundamentais para constituição do estatuto da Intersindical que será aprovado em março de 2014.
O movimento sindical brasileiro passa por uma inusitada situação: unicidade imposta pelo Estado nos sindicatos de base e pluralismo na cúpula com diversas centrais sindicais criadas para abocanhar o imposto sindical. Essa situação impõe um desafio: como construir a unidade entre as classes trabalhadoras para lutar pelas reivindicações imediatas e históricas dos que vivem do trabalho?
Infelizmente, as centrais que estão registradas no Ministério do Trabalho carecem, cada uma a sua maneira, de autonomia e independência. O velho sindicalismo segue sendo aliado dos patrões. A maioria das grandes centrais também não tem independência diante do governo Federal. Mas não nos serve, tampouco, centrais que sejam correia de transmissão de partidos políticos. A autonomia e independência são princípios estratégicos dos quais os trabalhadores não podem abrir mão na construção e organizações de uma frente única.
Lutar pela mudança da política econômica, defender e ampliar direitos, impedir o avanço da precarização do trabalho e da terceirização, lutar contra as privatizações, o desmonte do Estado e dos serviços públicos seguem sendo tarefas fundamentais para os trabalhadores.
Para tanto, é preciso unificar o conjunto dos trabalhadores, do setor privado e público, do campo e da cidade, no trabalho formal ou informal, numa central de trabalhadores classista, democrática, combativa, plural e independente.
Portanto, participe você também do Seminário. Discuta com os companheiros da diretoria do seu sindicato ou com o seu coletivo de oposição. Venha debater coletivamente a construção de uma central democrática, de luta e independente.
Texto: Intersindical (http://www.intersindical.inf.br/)
Data e local
O Seminário Nacional se realizará de 15 a 17 de novembro, no Cooperinca (Instituto Cajamar), na rodovia Anhanguera km 46, pista no sentido São Paulo/Jordanésia.
A chegada ao local está agendada para as 15 horas do dia 15, com início dos trabalhos às 16 horas.
Valores
De R$ 300,00 para representantes de entidades e de R$ 250,00 para representantes de oposições e minorias sindicais.
O valor da hospedagem inclui café da manhã (08h às 09h), almoço (12h às 13h), jantar (19h às 20h), além de café em pausas às 10h e às 16h, mais roupa de cama e banho.
Programação
15 de novembro (sexta-feira)
16h Mesa de abertura. Saudações da Intersindical, MAS, TLS, FOS.
17 às 19h A relação entre conjuntura e o papel dos sindicatos numa perspectiva de esquerda.
19h Jantar.
20h Organização das mulheres: A importância de um coletivo para nossas políticas e lutas.
16 de novembro (sábado)
9h às 12h Movimento sindical brasileiro: limites e contradições das centrais sindicais. Qual papel deve cumprir a Intersindical neste cenário?
12 às 13h Almoço.
13h às 18h30 Organização da Intersindical como central. Programa, concepção e prática sindical. Estatuto, funcionamento e instâncias.
16 horas Pausa para café.
19h Jantar.
20h Momento de articulações de setoriais.
Atividade cultural e confraternização.
17 de novembro (domingo)
9h Plano de lutas
10 às 12h Sistematização e encaminhamento dos debates.
12 às 13h Almoço
13 às 15h Organização para construção da central
Inscrições
Solicitar formulários pelos e-mails:
alexandre.maciel.silva@gmail.com
gilmar.dejesuspereira@gmail.com
Mais informações
Alexandre: (11) 98637.4382
Kaká: (11) 97199.4803
Gilmar: (11) 95885.0915
Sede São Paulo: (11) 3101.7849
Mapas, rotas e imagens auxiliares
Veja no site da Intersindical: http://www.intersindical.inf.br/