O Sindicato Químicos Unificados e a Intersindical Central da Classe Trabalhadora participarão do ato do 1º de Maio na Praça da Sé, em São Paulo.
Inicialmente haverá a Missa dos Trabalhadores, às 9 horas na Catedral. Às 10h30 haverá ato público, seguido de marcha até o Vale do Anhangabaú onde haverá uma manifestação política/cultural.
A história do 1º de Maio
A história do Dia do Trabalhador tem início no ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. A mobilização cresceu e deu início a uma grande greve geral nos Estados Unidos.
Durante a greve, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores (imagem acima) provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores e ocorreram então outros enfrentamentos com policiais. Em um dos conflitos, policiais começaram a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze trabalhadores e dezenas de feridos.
Vários trabalhadores foram presos, e oito líderes condenados: cinco à morte na forca, dois à prisão perpétua e um a 15 anos de cadeia.
Saiba mais
SIGA ESTE ENDEREÇO e saiba tudo sobre a história do 1º de Maio, publicado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação NPC (http://www.piratininga.org.br/).