O Dia 28 de abril é comemorado internacionalmente como um dia de mobilização em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores, em sua maioria expostos a riscos de forma criminosa e irresponsável pelas empresas, sempre em busca do lucro maior e fácil.
Diversas atividades em todo o mundo serão realizadas no dia 28 de abril com o objetivo de conscientizar a classe trabalhadora para que não coloque sua saúde e sua vida em jogo ao desenvolver atividades perigosas e insalubres nas fábricas.
O Sindicato Químicos Unificados historicamente participa das mobilizações deste dia, com a realização de assembleias em fábricas símbolos que desrespeitam, de forma rotineira e assumida, a segurança de seus trabalhadores.
Números
Embora a Organização Internacional do Trabalho (OIT) comemore a data como o dia da Segurança e Saúde no Trabalho, os movimentos sindicais e de vítimas do trabalho no Brasil, que fundaram o Movimento 28 DE ABRIL para Relembrar os Mortos e Lutar pela Vida, entendem que não há nada para comemorar.
Isto porque os acidentes de trabalho são previsíveis e, portanto, podem ser prevenidos e evitados. Assim, estes acidentes não são questões de desastre natural, sorte e azar, ou castigo divino. São cerca de dois milhões de vidas ceifadas a cada ano no mundo pelo trabalho.
No Brasil, no ano de 2.007 foram registrados oficialmente 659.523 acidentes de trabalho segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Destes, 2.674 resultaram em óbitos. Em 2011 foram 711.164 acidentes, com 2.884 mortes. Como as empresas costumam burlar a comunicação de acidentes do trabalho que nela ocorrem, com certeza, na realidade estes números são bem maiores.
Defenda-se
Para que o trabalhador possa estar bem informado e assim melhor defender sua saúde e sua vida, o Sindicato Químicos Unificados fez duas cartilhas de orientações.
Leia-as. E caso existam condições de risco em seu local de trabalho denuncie imediatamente às regionais de Campinas, Osasco e Vinhedo do Unificados.
SIGA ESTE ENDEREÇO – ou na imagem acima – para ler ou fazer download da cartilha intitulada Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dort)
SIGA ESTE ENDEREÇO – ou na imagem acima – para ler ou fazer download da cartilha intitulada Intoxicação no Local de Trabalho.