Um plebiscito popular intitulado Pelo Direito à Terra e à Soberania Popular foi o ponto alto da 16ª edição do Grito dos Excluídos, comemorado no dia 7 de setembro, que teve como lema a afirmativa A Vida em Primeiro Lugar. E em defesa da vida, o Grito apresenta uma pergunta, já seguida de uma proposta: “Onde Estão Nossos Direitos? Vamos às Ruas para Construir um Projeto Popular!”
Manifestações do Grito dos Excluídos foram realizadas em todas capitais estaduais e em todas grandes cidades do país, com a participação de milhões de trabalhadoras e trabalhadores, do campo e da cidade.
Grito dos Excluídos 2010 – av Francisco Glicério,
Campinas (Foto: João Zinclar)
O Sindicato Químicos Unificados, com faz historicamente, participou dos atos na Praça da Sé, em São Paulo, e na avenida Francisco Glicério, em Campinas. A chuva e o frio dificultaram maior participação popular.
Plebiscito
Nesta edição, a organização do Grito dos Excluídos realizou um plebiscito em todo o Brasil, colhendo nomes em abaixo assinado, com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional a votar uma emenda constitucional que determine um limite ao tamanho das propriedades rurais.
No Brasil, um dos grandes responsáveis pela miséria e pela fome, que persistem, é a imensa concentração da propriedade da terra nas mãos de poucos. Alguns poucos que possuem gigantescos latifúndios, com grandes áreas improdutivas, enquanto a imensa maioria dos trabalhadores não tem um pedaço de chão para plantar para a subsistência e sobrevivência básicas.
Em sua próxima edição o Jornal do Unificados trará o resultado do plebiscito, que foi realizado de 01 a 07 de setembro, cujo contagem ainda está em apuração.
O Grito dos Excluídos
O Grito dos Excluídos, que teve início em 1995, é uma programação popular na qual os movimentos e entidades sociais, populares e de trabalhadores denunciam a exclusão social, a discriminação e a exploração capitalista e, ao mesmo tempo, assinalam alternativas e saídas.
Neste ano de 2010, em resumo, a luta é pela realização de uma real, efetiva e completa reforma agrária.
Mais informações
Acesse AQUI para mais informações sobre o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, sobre a origem e a história do Grito dos Excluídos e da luta pela reforma agrária.
Mais imagens
Mais imagens do Grito dos Excluído realizado na avenida Francisco Glicério, em Campinas. Todas as fotos são de autoria de João Zinclar: