News details

Read the full story here

A SOBERANIA DA AMÉRICA LATINA ESTÁ EM RISCO!

Com falso pretexto de combate ao narcotráfico, Donald Trump manda atacar navios no Caribe e no Pacífico

 

imagem_2026-01-27_140245763O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça a soberania, a paz e a estabilidade dos países da América Latina. Trump mandou bombardear embarcações no mar do Caribe e no Pacífico, que já deixaram pelo menos 66 pessoas mortas. Esses ataques não foram realizados no contexto de defesa nacional ou contra pessoas que representam uma ameaça à vida.

O que o governo dos EUA fez foi assassinar seres humanos ilegalmente. Eles reuniram navios de guerra, caças, bombardeiros, fuzileiros navais, drones e aviões espiões no Mar do Caribe. Trata-se da maior tropa para a região em décadas. Os governos da Venezuela, Colômbia e Cuba rejeitaram essa força militar e alertaram sobre a ameaça que isso representa para a região.

A justificativa? Falam que é uma guerra contra o narcotráfico. No entanto, até agora não forneceram provas ou dados sobre as pessoas a bordo dos navios atacados. Não apresentaram sequer 1 grama de droga.

Esses ataques sem provas levantaram questões sobre a legitimidade do ataque militar dos EUA. Existem, portanto, vários sinais de que se trata, na verdade, de uma campanha de intimidação para tirar do poder o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

 

 

Tarifaço e Lei Magnitsky

Antes de atacar embarcações no mar do Caribe, Trump impôs tarifas altíssimas a diversos países para chantageá-los e obrigá-los a cederem aos interesses dos EUA. No Brasil, a taxa foi de até 50% sobre produtos como café e carne bovina. Além disso, atacou a nossa soberania popular ao pressionar o Judiciário e o governo para conter ações do Supremo Tribunal Federal contra grandes plataformas de mídia social. Apesar das pressões, o Brasil manteve sua posição, aumentou suas exportações para outros países e não cedeu às big techs, obrigando Trump a recuar e abrir novas negociações com o presidente Lula.

E quais os reais interesses de Trump no Brasil? Entre elas envolve a defesa das grandes corporações de tecnologia e o acesso às “terras raras” na Amazônia, minerais estratégicos para a indústria moderna. O Brasil tem a segunda maior reserva no mundo, atrás apenas da China. Portanto, de bonzinho ou queridinho, o Trump não tem nada.

O ataque à soberania da Venezuela tem as mesmas motivações. Nada a ver com tráfico de drogas. O interesse é pelo petróleo, que já foi declarado em alto e bom som. Vamos defender a nossa soberania popular e o direito de cada país definir o rumo de sua nação.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco