Osasco acaba de ganhar uma loja com produtos da economia popular, alimentos sem agrotóxicos. Foi inaugurado no Instituto Zequinha Barreto o Livres – Rede de Produtos do Bem. A iniciativa já funcionava na região de Campinas.
Em Osasco, a Rede oferece produtos não perecíveis que estão à venda no Instituto Zequinha
Barreto, na sede do sindicato. De segunda a sexta, das 9h às 17h, os trabalhadores podem comprar itens como sucos, geleias, molhos, diferentes tipos de grãos e muitos outros produtos. Tudo isso produzido de maneira sustentável, sem exploração e degradação do meio ambiente.
A importância do consumo consciente
O Brasil é o maior consumidor de veneno do mundo. Em média, o brasileiro consome 7 litros de veneno por ano. Esse comércio movimenta mais de US$ 2 bilhões ao ano e também causa mais de 70 mil intoxicações agudas e crônicas, segundo dados da Associação Brasileira de Saúde (ABRASCO).
Para mudar essa realidade, criamos um novo modelo de produção, comercialização e logística para viabilizar o consumo de alimentos sem agrotóxicos, que chamamos de produtos do bem. Assim nasceu o Livres uma iniciativa que visa facilitar a formação de mercados sociais a partir do encurtamento ou da eliminação da distância entre produtores e consumidores, especialmente por meio do fortalecimento das Comunas (Organização de produção e elevação da sociabilidade nos territórios), promoção de feiras livres agroecológicas e redes de distribuição da economia popular.
Esse novo sistema integra produtores e consumidores, eliminando o intermediário capitalista. Facilitamos o acesso da população a produtos do bem, a partir da formação de redes de consumo. Faça parte você também.
Feira orgânica
Para quem deseja comprar frutas e verduras orgânicas na Região de Osasco, existe a Feira Agroecológica da Trilha Orgânica, que funciona toda quinta-feira, das 12h às 20h. Ela funciona na sede do sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco Castelo Branco, 150, Centro – Osasco – SP.