Servidores, advogados, juízes e sindicatos organizaram no dia 29 de janeiro, em Campinas, um ato em defesa da Justiça do Trabalho. A manifestação ocorreu das 10h às 12h30 na frente do Fórum Trabalhista José Teixeira Penteado, na Avenida Norte-Sul.
A proposta do ato foi destacar o papel histórico e a necessidade deste importante ramo do Judiciário. Este movimento começou após a declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), de que pretende acabar com a Justiça do Trabalho.
O advogado do Sindicato dos Químicos, Vinicius Cascone, destacou a importância dos sindicatos e de organizações que tomam a iniciativa de irem as ruas para garantir a existência da Justiça do Trabalho. Também alegou que diante da fala do presidente da República, é preciso lutar para que os trabalhadores não percam seus direitos garantidos pela Constituição Federal.
“Nós temos que ir para a rua sim, temos que sair das redes sociais, nós temos que estar aqui, fazendo atos como esse. Porque é com atos como esse que garantiram a existência da Justiça do Trabalho no Brasil. Que garantiram os direitos sociais do país. ”
Por todo Brasil têm sido organizados atos em repúdio a declaração do presidente da República. Além de afirmar que pretende extinguir a Justiça do Trabalho, alegando alto custo de manutenção, falou que ela oferece um excesso de proteção aos trabalhadores, dificultando a vida dos empresários e empregadores.
Assista ao vídeo da TV Movimento: