Desde 2019, o Sindicato Químicos Unificados conquistou a implementação da jornada de 4 turmas na Solenis LCC&R INC., em Paulínia. Desde então, os trabalhadores e trabalhadoras desta jornada recebem o pagamento de hora extra com adicional de 110% nos feriados e 24% de adicional de turno.
Este ano, após conversa com trabalhadores e empresa, o Sindicato lutou pela implementação da 5ª turma, uma vez que entende a importância da vida social do trabalhador e a não exposição dos agentes químicos, mas ainda não foi possível avançar neste ponto.
Muitas empresas químicas e petroquímicas de Paulínia entendem a necessidade da implementação da 5ª turma por se tratar de trabalhos que utilizam a NR13 e NR33 entre outros pois há a exposição à caldeiras, reatores e outros equipamentos de alta periculosidade, necessitando cautela e cumprimento de normas de segurança.
No entanto, após diversas negociações, conquistamos a melhoria do valor pago de abono a esses trabalhadores. O aumento foi de R$ 3 mil, com isso, cada trabalhador/a irá receber R$ 5 mil, com o pagamento da primeira parcela ainda neste mês de agosto. Com isso, a jornada de 4 turmas foi renovada até 2023.
O Sindicato Químicos Unificados está sempre presente na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Estamos próximos da Campanha Salarial dos Químicos, cuja data-base é em 1 de novembro. “Por isso, dialogar com o sindicato, estar junto dele para melhorias é essencial para uma qualidade de vida e benefícios dignos a todos os trabalhadores. Nós estamos diariamente na porta das fábricas e precisamos de todos e todas juntos para que novas conquistas e melhorias sejam conquistadas.” destaca o dirigente André Alves.
O Sindicato realizará assembleias com os trabalhadores para discutir o reajuste do ticket alimentação, melhorias no PLR e outros assuntos necessários neste momento. Caso tenha alguma dúvida, denúncia ou informação, entre em contato com o sindicato pelos telefones: (19) 3735-4900 ou (19) 97405-5662