News details

Read the full story here

342- Encontro elege Campanha Salarial como uma das prioridades

 Químicos avaliam desafios no 2º semestre

 

Químicos avaliam desafios no 2º semestre e apontam rumos para a campanha Salarial/2007

 

Cerca de 300 companheiros e companheiras participaram do Encontro de Base da categoria, realizado nos dias 4 e 5 de agosto em Atibaia

 

 

 

 

Os desafios para a classe trabalhadora, mais especificamente para a categoria química neste segundo semestre, foram abordados no Encontro de Base realizado pelo Sindicato Químicos Unificados nos dias 4 e 5 de agosto, em Atibaia. A organização no local de trabalho (OLT), a campanha salarial/2007, cursos e meios de formação e informação política e sindical, aplicação da taxa negocial e a necessidade da sindicalização como meio de garantir a sustentação financeira da entidade foram alguns dos temas avaliados e discutidos pelas companheiras e companheiros presentes.

“Operário em Construção”

 

 

 

 

Como início dos trabalhos no Encontro de Base, o Núcleo do PSOL “Laudelina de Campos Melo”, com a participação da vereadora Marcela Moreira (PSOL/Campinas), apresentou uma peça de teatro com base no poema Operário em Construção, escrito em 1956 por Vinícius de Moraes.

Análise de conjuntura

 

 

 

 

Com o objetivo de servir como referência para as discussões dos presentes no Encontro sobre os desafios da categoria neste segundo semestre e propostas para superá-los, foi realizada uma análise de conjuntura política e econômica do país. O trabalho esteve a cargo de Gilmar Mauro, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Em sua palestra Mauro falou sobre os impactos das medidas capitalistas sobre a sociedade e sobre a classe trabalhadora, o mundo do trabalho, a destruição do meio ambiente, a indústria da guerra e a especulação financeira. Segundo Mauro, esse conjunto de processos transforma tudo em mercadoria, inclusive relações que deveriam estar nos campos da pessoalidade e da informalidade.

Organização da luta e investimentos em formação e lazer

 

 

 

 

Na seqüência, os presentes foram divididos em grupos de trabalho com o objetivo de construir e apontar propostas de ação para o sindicato em suas diversas lutas, inclusive sobre os investimentos em formação e lazer a partir de recursos com origem na taxa negocial, bem como da necessidade de se promover uma forte Campanha Salarial/2007. Em plenária geral, as propostas de cada grupo foram apresentadas e avaliadas por todos.

 

Campanha Salarial/2007, ponto de referência como retomada das lutas de classe

 

 

 

 

A Campanha Salarial/2007 ficou definida como ponto referencial para a aglutinação de companheiras e companheiros da categoria com vista à retomada das lutas coletivas da categoria. Lutas com duas frentes: a) conquistas imediatas e econômicas; e b) avanços na organização enquanto classe trabalhadora, com perspectivas históricas e ideológicas.
Neste momento do Encontro foi realizada uma explanação sobre a história e os rumos das campanhas salariais dos trabalhadores, desde o início da década de 80 até hoje. Como exemplo de que o momento aponta para as retomas das lutas e da organização dos trabalhadores dentro das marcas classistas, foram lembradas a realização, neste ano, na praça da Sé, em São Paulo, do 1º de Maio Classista e de Luta; e do Dia Nacional de Lutas, em 23 de maio, com greves, paralisações parciais, passeatas e atos de protesto em todo o Brasil.

 

 

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]

Veja todos

Fale conosco
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.