News details

Read the full story here

Em defesa da saúde

Objetivo prioritário é trocar experiências em ações na defesa da saúde da categoria. Unificados apresentará trabalhos sobre o crime ambiental Shell/Basf e trabalhos que desenvolve na prevenção da LER/Dort

Uma delegação do Sindicato Químicos Unificados está presente no II Congresso de Saúde do Trabalhador, que transcorre de hoje (dia 12) a 16 de março, em Cuba. Diversas entidades e organizações de trabalhadores de vários países estão presentes no congresso que tem, como proposta principal, a troca de experiências de ações desenvolvidas na defesa da saúde do trabalhador, com destaque para as medidas preventivas no combate às más condições de trabalho constantemente praticadas nas fábricas.

O sindicato fará uma exposição do crime ambiental Shell/Basf, cometido pelas duas multinacionais em Paulínia contra seus 844 ex-trabalhadores, moradores da região e o meio ambiente. Apresentará também a experiência acumulada que tem no combate às Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort), que atinge muitos trabalhadores em nossa categoria, principalmente na Unilever Brasil (Vinhedo), EMS Farmacêutica (Hortolândia) e Natura (Cajamar). Além de mais uma vez denunciar internacionalmente estas duas situações que colocam em risco a saúde e a vida dos trabalhadores, o Unificados ouvirá relatos de alternativas aplicadas, e bem sucedidas, nestas situações por trabalhadores de outros países. As duas apresentações do Unificados será no Palácio das Conveciones, em Havana.

Relações internacionais

À parte a questão saúde, o Sindicato Químicos Unificados buscará contatos para impulsionar ainda mais sua proposta política de desenvolver uma firme rede de relações com entidades e organizações de trabalhadores e da sociedade em geral de vários países. Estes contatos visam o fortalecimento da solidariedade internacional entre a classe trabalhadora e os que lutam contra o neoliberalismo e a globalização que, em contrapartida, têm tornada mais agudos a miséria e o desemprego para todas as partes do planeta, principalmente no chamado Terceiro Mundo. O desenvolvimento das relações internacionais é uma questão aprovada pela categoria química de Campinas, Osasco, Vinhedo e regiões em seus sucessivos congressos. Atualmente, o Unificados já pratica essa troca de experiência com a Rede Internacional de Solidariedade Ativa (com sede na Europa), com organizações da Colômbia, Venezuela e da Argentina, além das que anualmente ocorrem durante as diversas edições do Fórum Social Mundial (FSM).

Para maiores informações sobre o II Congresso de Saúde do Trabalhador, em Cuba, visite o site www.insat.sld.cu

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco