News details

Read the full story here
imagem_2025-04-21_142333659

CLASSE TRABALHADORA ENFRENTA CRISE DE SAÚDE MENTAL

Transtornos mentais, com destaque para ansiedade e depressão, são a resposta dos corpos às jornadas exaustivas, assédio moral, insegurança permanente entre outras más condições no ambiente de trabalho. Até as empresas perdem, mas elas continuam a adotar um sistema que prioriza o lucro em detrimento do bem-estar coletivo.

Segundo Roberto Ruiz, médico do trabalho do Químicos Unificados, as empresas que estão adoecendo as pessoas, em geral, são aquelas que exigem metas muito elevadas, exigindo alta produtividade, em jornadas de trabalho extensa.

O número de atendimento de trabalhadoras e trabalhadores está cada dia maior: 20% dos atendimentos no sindicato são relacionados à saúde mental. Ruiz cita alguns dos sintomas mais comuns como tristeza frequente, dificuldade de raciocínio (“ideias embaralhadas”), perda de interesse pelas coisas entre outros.

Procure o sindicato para denunciar jornadas exaustivas, metas abusivas, condições precárias de trabalho, assédio moral e sexual – nós temos um canal direto para esse tipo de denúncia que é o Observatório de Combate ao assédio moral e sexual. Não se cale e procure seus direitos!

 

AS MULHERES SÃO AS MAIS AFETADAS
Os dados do INSS apontam que a maioria dos afastamentos é mulher (64%), com idade média de 41 anos, e com quadros de ansiedade e de depressão. Segundo especialistas, as mulheres são a maioria por fatores sociais como a sobrecarga de trabalho. Conforme o último Censo, as mulheres mantêm financeiramente 49,1% dos lares brasileiros.

 

Acesse o link.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]

Veja todos

Fale conosco
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.