Na propaganda da Salon Line, as pessoas estão sorrindo, parecem felizes. Mas na Devintex, a fabricante dos produtos, que fica em Jandira, a realidade não é nada alegre.
A demanda é por sábados alternados, além de soluções por várias denúncias e reclamações. Sindicato cobra resposta da empresa.
De acordo com as denúncias, a empresa diz que dá uma cesta básica, mas quase ninguém conseguiu levar uma para casa. Isso porque ela simplesmente corta o “benefício” se a trabalhadora ou trabalhador faltar ou atrasar. Até mesmo em situações como chuva, em que o ônibus atrasa.
JORNADA EXAUSTIVA
Outro motivo de reclamação é sobre a jornada de trabalho. Na Devintex, trabalha-se todos os sábados. Além de causar exaustão e possíveis acidentes, uma jornada assim acaba com o descanso e convívio social de todos e todas. Já passou da hora da empresa abrir negociação para ter sábados alternados, pois a Devintex é a única do segmento de cosméticos da região com esse tipo de jornada. Por fim, se aproveitando da reforma trabalhista, temporários são contratados por 9 meses, mas ninguém é efetivado. O contrato de trabalho temporário diz respeito às situações de aumento eventual na produção. Mas o que ocorre na empresa é uma demanda permanente. Portanto, a Devintex está descumprindo a lei! O sindicato entregou um documento para empresa pedindo reunião para tratar dos problemas. Agora é o momento de estarmos juntos, lutando para termos avanços nas condições de trabalho!