News details

Read the full story here

Ex-trabalhadores Shell/Basf serão atendidos pelo SUS


Os 844 ex-trabalhadores da Shell/Basf, expostos à contaminação química durante seu período de trabalho nestas multinacionais, irão passar por exames médicos e laboratoriais a serem aplicados pelo SUS – Sistema Único de Saúde para a avaliação de seu estado de saúde. Os casos que indicarem necessidade de tratamento serão atendidos por hospitais da região de Campinas. Os que exigirem atendimento mais complexo serão encaminhados para centros especializados. Inicialmente esse trabalho será realizado com os 60 trabalhadores que no momento apresentam sintomas que exigem urgência, sendo posteriormente estendido a todos.

Em paralelo a esse trabalho, o Ministério da Saúde estará realizando um levantamento completo sobre a contaminação produzida pela Shell/Basf no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia. Esse trabalho, inédito no Brasil, será utilizado como parâmetro na eventualidade de ocorrências semelhantes no futuro. Hoje, por falta dessa referência, são utilizados estudos já realizados nos Estados Unidos e na Europa.

O projeto foi apresentado na tarde do dia 31 de agosto pelo Dr. Marcos Sabino, médico sanitarista do CRST – Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Campinas. Intregram esse projeto a PRT -15 Procuradoria Regional do Trabalho, a Funasa – Fundação Nacional de Saúde, a DIR XII Campinas – Divisão Regional de Saúde, o CRST Campinas e o Ministério da Saúde. A implantação desse trabalho foi determinada pelo Ministério Público Federal em Campinas, ao qual os ex-trabalhadores Shell/Basf recorreram na defesa de seus direitos.

Ainda segundo a determinação do Ministério Público, quando confirmada cientificamente a relação entre a contaminação dos trabalhadores com os produtos químicos por eles manipulados durante suas atividades profissionais, a Shell e a Basf serão acionadas judicialmente pelo SUS para o ressarcimento dos valores gastos nesse programa que ora se inicia.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco