News details

Read the full story here

Em defesa do SUS: Saúde pública e de boa qualidade para todos

A gravidade da situação em que o novo coronavírus impõe no Brasil e em todo mundo traz à tona as desigualdades sociais do país, a importância do fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a revogação da Emenda Constitucional do teto de gastos, que congelou verbas da saúde até 2036 – criada por Michel Temer na época e apoiada por Bolsonaro. Com isso, o SUS já perdeu cerca de 22 bilhões de reais.

Sem o SUS, a maioria dos brasileiros não teria acesso a um sistema de saúde gratuito. São mais de 1,5 bilhão de procedimentos realizados por ano, além de oferecer acesso a medicamentos gratuitos assim como as vacinas.

Os Estados Unidos, por exemplo, não têm um sistema universal de saúde, como o SUS no Brasil. O sistema norte-americano é público-privado. O governo subsidia o seguro de alguns grupos específicos, para maiores de 65 anos e pessoas com deficiência e para população de baixa renda –, mas mesmo esses grupos precisam pagar por medicamentos, hospital e tratamentos especiais.

Bolsonaro sucateia saúde e
desvaloriza ciência e pesquisas

Além de sucatear o modelo de sistema de saúde, que é referência internacional, o atual governo não valoriza a ciência e a pesquisa mesmo em meio à pandemia do Covid-19. Enquanto o mundo corre atrás para encontrar a melhor solução para combater o vírus, no Brasil o governo corta bolsas para pesquisas. Ao menos três programas de pós-graduação que se organizaram para trabalhar com os desafios do novo coronavírus sofreram redução de recursos.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco