News details

Read the full story here

Campanha Salarial: 3M, Groupack, CBCril, Empla E ETA têm assembléias e reivindicações específicas

Assembléia de campanha salarial 2007 3M em Sumaré dia 04 de outubro de 2007

Assembléia de campanha salarial na 3M, em Sumaré,  dia 04 de outubro de 2007

 

Entre ontem e hoje (04/10/2007) foram realizadas assembléias da campanha salarial 2007/2008 nos vários turnos das empresas 3M do Brasil, em Sumaré; Groupack Industrial Ltda, em Barueri; CBCril Companhia Brasileira de Acrílicos Ltda, em Cajamar; e Empla Industrial Ltda e ETA Envasamento Tecnológico em Aerossóis Ltda, ambas em Osasco.  As assembléias, além de esclarecimentos e discussões sobre as reivindicações da categoria, têm o objetivo de provocar mobilizações diretamente nas fábricas para assim pressionar a patronal na atual campanha reivindicatória do ramo químico, que tem a data base em 1º de novembro.

 

Estas são as reivindicações gerais e principais da categoria na campanha salarial: aumento real de 5% mais a reposição da inflação nos últimos doze meses (novembro/2006 a outubro/2007); redução da jornada com os sábados livres; saúde e segurança no trabalho – fim do assédio moral; e igualdade de oportunidades para mulheres e homens nas fábricas. Nas assembléias realizadas também são discutidas e acrescentadas as reivindicações específicas de cada empresa.

 

3M – PLR tem informação conflitante da direção

 

Assembléia de campanha salarial 2007 3M em Sumaré dia 04 de outubro de 2007

Assembléia de campanha salarial 2007 3M em Sumaré dia 04 de outubro de 2007

 

Na 3M do Brasil, que tem cerca de 1.700 trabalhadores, a direção da multinacional está dando trombadas nas informações que passa sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais especificamente sobre as metas. Para os trabalhadores, a informação é que o PLR não será pago pois a meta de faturamento não foi atingida. No entanto, no início desta semana, um diretor da multinacional deu uma entrevista ao jornal Correio Popular, de Campinas, na qual afirma que a previsão de faturamento foi superada. O valor que ele fornece, inclusive, é superior ao da meta estabelecida para a PLR.

 

O assédio moral, convênio com o INSS, acidentes no trabalho (CAT e estabilidade) e tratamento diferenciado sobre os trabalhadores conforme o cargo ocupado são questões específicas que o sindicato irá debater com a direção da empresa.

 

Empla Industrial – convênio médico

 

Na Empla Industrial, que tem cerca de 100 trabalhadores, além da pauta geral da campanha salarial a assembléia realizada hoje aprovou incluir as reivindicações de um convênio médico e um espaço para as refeições (refeitório). Esses pedidos foram protocolados hoje mesmo na empresa.

 

ETA – excesso de temporários

 

O excessivo número de trabalhadores temporários foi objeto de discussão na assembléia realizada hoje na empresa, que tem cerca de 120 funcionários. A ETA, com o objetivo de precarizar os direitos de seus trabalhadores e extrair mais lucros na produção, tem a política de fazer desenfreadas e ilegais contratações temporárias. Esta luta se desenvolverá junto com a atual campanha salarial 2007.

 

CBCril – insalubridade e periculosidade

 

Assembléia de campanha salarial 2007 CBCril em Cajamar dia 03 de outubro de 2007

Assembléia de campanha salarial 2007 CBCril em Cajamar dia 03 de outubro de 2007

 

O pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade e café da manhã e tarde com 15 minutos para descanso foram as reivindicações específicas inclusas na pauta geral da campanha salarial 2007 protocolada na CBCRil, que tem aproximadamente 50 trabalhadores. A assembléia e o protocolo das reivindicações ocorreram ontem.

 

Groupack – atraso de 40 minutos na produção

 

Um atraso de 40 minutos no início da produção foi feito pelos trabalhadores da Groupack logo após assembléia realizada ontem na Groupack, que tem cerca de 70 funcionários. Este atraso teve o objetivo de alertar a patronal de que é grande a disposição em lutar para conquistas as reivindicações gerais da campanha salarial 2007, mais as específicas protocoladas na empresa que são PLR de R$ 1.600,00, salário de acordo com a função, cesta básica e tíquete refeição, 9ª hora e convênio médico sem desconto nos holerites.

 

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CAMPANHA SALARIAL 2007

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco