A Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico (FETQUIM) promove nos dias 9 e 10 de junho o V Congresso. Com o slogan “Em defesa da democracia, direitos, renda, e vacina para todos!”, este ano será realizado de forma virtual.
Em razão da pandemia da covid-19 e a necessidade de distanciamento social, as votações dos delegados e delegadas eleitos pelos sindicatos filiados ocorrerão por meio de plataforma específica. O Sindicato Químicos Unificados já realizou a indicação dos delegados e delegadas que irão representar as regionais Campinas e Osasco.
Além da eleição da nova direção da federação para o quadriênio 2021 – 2025, o V Congresso da FETQUIM fará análise das conjunturas política, social e econômica, traçará o plano de lutas do novo mandato, discutirá lutas específicas do ramo químico e promoverá a apresentação do amplo trabalho realizado.
O coordenador político da FETQUIM, Airton Cano, destaca a importância especial deste congresso em função das peculiaridades e desafios apresentados na atual conjuntura: “Viemos de uma trajetória de golpe, retrocesso de direitos e agora agravados pela pandemia, falta de política de saúde, falta de vacinas e uma postura claramente genocida contra o povo. Precisamos nos reunir para recarregar nossas forças, temos um histórico de lutas e conquistas”.