Sob o tema A Crise Estrutural do Capital e os Desafios Atuais da Classe Trabalhadora o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) realizará um seminário no dia 11 de junho, com a participação do escritor Húngaro István Mészáros, o maior intelectual de esquerda vivo do mundo (ao lado do Eric Hobsbawm). Ele é o autor do livro Para além do Capital, que atualiza as ideias de Marx e Engels, ampliando a questão do socialismo para temas como a educação e o meio ambiente.
O seminário será realizado no dia 11 de junho, a partir das 9 horas, no Clube Semanal de Cultura Artística, na rua Irmã Serafina, 937, centro de Campinas.
Também participarão Ricardo Antunes, professor da Unicamp, especialista nas questões do trabalho, com estudos sobre sua precarização no século XXI (terceirizações, enfraquecimento dos sindicatos, redução dos direitos dos trabalhadores como forma de maior apropriação do capital, etc); e Virgínia Fontes, coordenadora de cursos da Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST. Ela é também professora da pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autora do livro Reflexões Impertinentes (Bom Texto, 2005).