News details

Read the full story here
programação-segundo-congresso-da-intersindical

2º Congresso Nacional da Intersindical

A Direção Nacional da Intersindical realizará o 2º Congresso Nacional nos dias 15, 16 e 17 de março de 2019 na cidade de São Paulo. O congresso reunirá trabalhadoras e trabalhadores representando sindicatos, coletivos de oposição e minorias sindicais, movimentos e demais entidades que constroem a nossa Central.

O Unificados é filiado a esta central e uma das entidades sindicais que vem construindo sua estruturação, contando inclusive com diversos dirigentes sindicais em sua atual direção.  Neste 2º Congresso, o Sindicato Químicos Unificados participará com 19 delegados/as que acompanharão as reflexões propostas por diversos convidados, participarão de debates, votarão resoluções e a composição da direção da central para o próximo período. Além dos delegados, 15 suplentes acompanharão as discussões como observadores.

“Nosso 2º Congresso se realizará num dos momentos mais complexos e graves da história recente. A eleição do candidato da extrema direita neofascista e sua agenda ultraliberal na economia, autoritária na política e reacionária nos costumes impõe novos desafios à luta da classe trabalhadora e seus aliados.”, afirma o texto de convocatória.
A defesa dos direitos sociais e trabalhistas, das liberdades democráticas, do papel social do Estado e da soberania nacional estarão no centro dos debates. O lema principal, expresso inclusive no cartaz de mobilização ao Congresso é a luta em defesa das aposentadorias, da Previdência Social – principal alvo do atual governo a serviço dos banqueiros e do capital financeiro.

A abertura oficial do Congresso será no dia 15/03, às 19h. Ainda no dia 15 acontecerá o Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras da Central. Nos dias anteriores ao congresso haverá também uma atividade Internacional.

Intersindical, cinco anos de luta
A Intersindical Central da Classe Trabalhadora é resultado de um longo processo, principalmente a partir de 2006 na batalha para reorganizar a nossa classe com base no classismo, com coerência e independência política frente a patrões, partidos e governos. Em 2014, realizamos o congresso nacional de fundação e em 2016, o primeiro Congresso da Central.

Programação dos 2º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

15/03 – 6ª f, às 19h: mesa de abertura com saudação das diversas organizações convidadas

16/03 – Sábado

9h – Leitura e aprovação do regimento

9h30 – Conjuntura Nacional. Convidado Guilherme Boulos (MTST)

11h – Apresentação e defesa das teses inscritas

12 às 13h – almoço, que será servido no mesmo local

13h – Painel: O Brasil diante da ofensiva do capital financeiro e da agenda ultraliberal. Convidado Clemente Ganz Lucio, Diretor Técnico do Dieese

13h50 – Painel: Trabalhadoras (es) e a Ofensiva sobre a Regulação do Trabalho. Convidada Dra Alessandra Camarano, Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, ABRAT.

14h30 – Painel: A Contrarreforma Previdência Social. Convidado Dr Hugo Mello, Presidente da Associação Latinoamericana dos Juízes Laboralistas, ALJT.

15h10 – Painel: A Experiência do Regime de Capitalização no Chile. Convidado: Cristian Cuevas, Coordenador da FSM Chile

16h – Debate nos Grupos de Trabalho das propostas de Resoluções, das teses e contribuições

18h30 – jantar, que será servido no mesmo local

Dia 17 – 9h: Debate e votação das resoluções

11h30: Eleição e posse da Direção Nacional da Central (Executiva, Diretoria e Conselho Fiscal).

13h: encerramento do congresso e almoço.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados