News details

Read the full story here

F. Maia, Day Brasil e Rhodia têm assembléias de campanha salarial

Assembléia campanha salarial 2007 na F. Maia - 19 de outubro de 2007

Assembléia de campanha salarial/2007 na F. Maia , no dia 19 de outubro de 2007

 

Com a aproximação da data base da categoria, 01 de novembro, nas assembléias as trabalhadoras e trabalhadores aumentam a pressão sobre a patronal com o objetivo de garantir conquistas.

 

Na F. Maia Indústria e Comércio Ltda, localizada em Cotia, na assembléia realizada na manhã do dia 19 de outubro os trabalhadores aprovaram e deram início a uma greve de quatro horas a título de advertência à patronal sobre a disposição de luta reinante.

 

Ainda na assembléia, os 60 trabalhadores prepararam a pauta de reivindicações específicas para a empresa e marcaram o dia 24 de outubro para o início de greve caso a empresa se recuse a atende-las ou a abrir negociações.

 

Estes são os itens da pauta de reivindicações específicas, com o aviso de greve, protocolada hoje na empresa juntamente com os pedidos gerais que compõem a campanha salarial 2007 do ramo químico: manutenção de convênio médico, com extensão aos dependentes; redução Jornada de trabalho, sem redução do salário; e apresentação das certidões de regularidade de depósitos das contribuições previdenciárias, trabalhistas e sindicais.

 

Day Brasil S.A.

 

Assembléia Day Brasil Campanha Salarial 2007 em 19 de outubro de 2007

Assembléia de Campanha Salarial/2007 na Day Brasil, em 19 de outubro de 2007

 

Nas duas plantas industriais da Day Brasil S.A., ambas localizadas no município de Jandira e com o total de aproximadamente 450 trabalhadoras e trabalhadores, foram realizadas assembléias da campanha salarial 2007 e a aprovação de uma pauta específica de reivindicações.

 

A pauta, já formalmente protocolada na empresa, pede equiparação salarial com redução do grande desnível existente; o fim do assédio moral por parte de gerente – cujo nome foi denunciado pelos trabalhadores ao sindicato; e o fim do banco de horas – os trabalhadores são chamados para horas extras que não são pagas com o adicional devido e posteriormente transformadas em banco de horas sem que haja acordo específico para isso.

 

 Ao final das assembléias, foi também aprovado o estado de greve nas duas unidades.

 

Na Rhodia, início da série

 

Uma série de assembléias que serão desenvolvidas no “condomínio” de plantas industriais existentes no site da Rhodia Brasil, em Paulínia, teve início no dia 10 de outubro último. A planta industrial tem aproximadamente 1.200 trabalhadoras e trabalhadores.

 

Nas assembléias foram discutidos diversos problemas específicos entre a Rhodia e os trabalhadores, que vêm sendo negociados há algum tempo, mas ainda permanecem sem solução.

 

As reivindicações gerais da campanha salarial 2007

 

Estas são as reivindicações da categoria do ramo químico à patronal, na atual campanha que tem 01 de novembro como data base: aumento real de 5% mais a reposição da inflação nos últimos doze meses (novembro/2006 a outubro/2007); piso salarial de R$ 800,00; redução da jornada sem redução nos salários e com os sábados livres; saúde e segurança no trabalho – fim do assédio moral; e igualdade de oportunidades para mulheres e homens nas fábricas.

 

130 mil em campanha salarial

 

A data base do ramo químico é 1º de novembro, e a campanha salarial está unificada na Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da Cut no Estado de São Paulo (Fetquim), que é integrada pelos sindicatos Químicos Unificados (Campinas, Osasco, Vinhedo e regiões), Químicos e Plásticos de São Paulo e Químicos do ABC. No total, são cerca de 130 mil trabalhadoras e trabalhadores representados no estado de São Paulo.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CAMPANHA SALARIAL 2007

 

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados

Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco